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GRUPO OM | Asics – Gel Nimbus 20

Como dar relevância local a uma estratégia global?

O QUE ENXERGAMOS

A ASICS é a marca preferida por corredores de alta performance em todo o mundo. Seu tênis icônico, o GEL- NIMBUS, sempre fez sucesso com esse público, porém, era pouco conhecido no Brasil pelos corredores iniciantes.

Com o lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, veio o desafio de posicioná-lo como o tênis ideal para todo tipo de corredores: dos praticantes de fim de semana, que necessitam de maior cuidado com seus pés, até os mais experientes.

O QUE FIZEMOS

Nosso desafio era lançar o GEL-NIMBUSTM 20, democratizando o uso do tênis entre todos os corredores, independentemente da distância percorrida ou tempo do percurso, mantendo o alinhamento ao conceito mundial “A corrida está em todos nós”.

Criamos uma estratégia integrada para disseminar a ideia de que iniciantes deveriam correr já com o melhor tênis. E, preferencialmente, inspirar-se na trajetória de um ídolo mais experiente.

Mundo Digital

O hotsite foi o epicentro da campanha, onde o usuário encontrava informações, conteúdo e toda a história que referendava o GEL-NIMBUSTM 20 como o resultado de anos de evolução. Com navegação intuitiva, o usuário podia escolher qualquer edição do produto para conferir fotos e as principais características, com a possibilidade de compartilhar suas experiências.

Para aumentar o engajamento digital, foi criada uma websérie de quatro episódios, chamada “A corrida está em todos nós”. A ideia central foi mostrar que tanto um profissional quanto um aprendiz precisam de um tênis de qualidade e com tecnologia para a prática da corrida.

Os episódios foram lançados semanalmente, durante o período da campanha, e mostravam a trajetória do web influencer Otávio Albuquerque, o Tavião do canal “Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)”, uma pessoa comum que desejava começar a correr. O público acompanhou a evolução desse aprendiz, desde a sua primeira corrida até a sua participação no Treinão de Lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, quando percorreu 5 km. Sempre auxiliado pelo experiente corredor Dr. Drauzio Varella e por uma preparadora técnica.

RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES

Acreditamos que quem está entrando no mundo das corridas precisa começar com o pé direito. Por isso, 35 influenciadores ligados ao mundo da corrida e do esporte receberam uma mala-direta especial. Ao abrirem a caixa, encontravam apenas o pé direito do tênis e um convite para retirar o outro pé no evento de lançamento, no Parque Villa-Lobos, onde os influenciadores e 150 consumidores inscritos no hotsite puderam testar o GEL-NIMBUSTM 20 no treinão de 5 km, com a presença do Tavião e do Dr. Drauzio Varella. Foi o grande final da websérie, reverberada por todos os influenciadores convidados.

SOCIAL MEDIA

Nas redes sociais, levamos o GEL-NUMBUSTM 20 para os canais Facebook, TV Extender e YouTube, a fim de proporcionar awareness para a campanha e alcançar as pessoas certas. E para criar atributos emocionais e relevância tanto para o core target quanto para corredores iniciantes, estabelecemos a parceria com o Spotify e o Bananas, criando playlists focadas em cada um dos perfis que seriam explorados na websérie, gerando o apelo contextual necessário.

ON-LINE

Na fase de sustentação, cruzamos as segmentações de interesse do público com remarketing das pessoas que assistiram à websérie para trabalhar formatos que explorassem os atributos do produto. Em parceria com a Netshoes, enviamos e-mails para consumidores com histórico de compra de produtos ASICS, apresentando as principais características do GEL-NIMBUSTM 20 para despertar o interesse desse público para conhecer o hotsite.

OFF-LINE

Além do meio digital, colocamos o GEL-NIMBUSTM 20 também nas revistas segmentadas, para apresentar de forma detalhada as características do produto para um público qualificado. Na Runner’s World, referência no segmento de corrida, veiculamos um formato diferenciado: uma cinta prateada, apresentando aos assinantes da revista o GEL-NUMBUSTM 20 Platinum. Já na VIP e na Vogue, revistas qualificadas de lifestyle, com total aderência ao target, apresentamos o modelo base do GEL-NIMBUSTM 20.

Tivemos ainda mídia bonificada no circuito digital do Shopping Iguatemi, onde apresentamos o GEL-NIMBUSTM 20 e convidamos o público a visitar a loja ASICS do shopping.

Fechando o circuito. O ponto de venda: foram positivadas 250 lojas, sendo 6 próprias, 25 especializadas e 219 lojas multimarcas de materiais esportivos.

Tivemos duas frentes diferentes: nas lojas próprias, o foco foi em GEL-NIMBUSTM 20 Platinum, a edição comemorativa do lançamento. Nas demais, focamos no GEL- NIMBUSTM 20 in line, a versão básica para ter capilaridade e presença em grandes redes, como Centauro e Paquetá, fundamentais para sustentar o conceito da campanha e gerar a conexão com o consumidor.

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BRAINBOX | Alexandria – A energia em seu poder

Essa história começou com o engenheiro Alexandre Brandão, sua empresa de engenharia especializada em soluções energéticas, com mais de 8 anos de existência, e uma missão: levar energia limpa e acessível às pessoas.

Porém, para alcançar esse objetivo era preciso realizar alguns ajustes. A companhia, apesar da qualidade técnica, não se destacava no mercado,e isso limitava seu crescimento. Era preciso ir além e buscar formas de atrair a atenção dos clientes. Foi aí que a Brainbox entrou.

Para que a empresa pudesse ocupar um lugar de destaque, foi desenvolvido um projeto completo de reposicionamento e construção de marca.

Primeiro nos dedicamos a entender a organização e seu universo de atuação. Pesquisamos o setor de energia e os concorrentes. Realizamos entrevistas em profundidade com clientes, prospects e com a equipe interna. Levantamos uma ampla rede de dados para, então, compreender o cenário com clareza.

Com as informações em mãos, dedicamo-nos a estabelecer o melhor posicionamento para a empresa. Redefinimos seus valores e pilares. Determinamos o modo como ela deveria ser reconhecida pelos públicos.

Por fim, trouxemos as ideias para o mundo real. Criamos o nome Alexandria, um novo logotipo e a linguagem visual e verbal. A comunicação, então, projetou a personalidade desejada, e a marca passou a ser percebida pelo consumidor da forma correta.

Os resultados já foram vistos. Após um ano da reconstrução da marca, o faturamento da empresa deu um salto, multiplicando-se por dez.

Segundo Brandão, hoje a Alexandria está posicionada em um ponto de destaque no mercado: “não só como marca, mas como empresa, como modelo de negócio. Isso está trazendo um crescimento muito grande.”

Resutados

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BRAINBOX | Asics – Visual Merchandising

Todas as ações de trade da Asics Brasil são realizadas pela Brainbox.

Nesse percurso, além de desenvolver campanhas especiais e adaptar conceitos globais, o estúdio corre em conjunto com a agência de propaganda da marca para fortalecer sua imagem no varejo hard sell (sapatarias), em lojas próprias e multimarcas.

A atuação da Brainbox se estende desde desenvolvimento de produtos, mobiliário exclusivo e identidade gráfica à busca por fornecedores, produção e instalação dos materiais de PDV. Com isso, seus principais desafios são garantir a qualidade das peças e uma alta performance de execução, a fim de atender o ritmo frenético do varejo.

Entre tantos projetos realizados para o cliente, podem ser destacadas a campanha para o GEL-NIMBUS 18, que recebeu um índio de prata no Prêmio Popai Brasil 2016, e a ambientação da campanha The Art of Mixing, que transformou a loja Homegrown, no Rio de Janeiro, em uma galeria de arte, com a exposição dos quatro modelos exclusivos de calçados Onitsuka Tiger, criados por artistas brasileiros.

O SUCESSO DO PROJETO THE ART OF MIXING FOI TANTO QUE TORNOU-SE REFERÊNCIA PARA A ADAPTAÇÃO DA CAMPANHA EM OUTROS PAÍSES.

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BRAINBOX | Hebron – Branding

Como evidenciar a essência de uma empresa especialista em inovação?

A Hebron é uma indústria farmacêutica brasileira com genuína vocação para inovar. Em parceria contínua com as principais universidades brasileiras, a marca pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos para mais de dez países ao redor do mundo.

No entanto, por meio de entrevistas realizadas com médicos, propagandistas e com o público interno, identificamos que a essência inovadora da empresa não se refletia no desenho da marca, nos materiais de comunicação, nem nas embalagens.

Com esse diagnóstico em mãos, iniciamos o redesenho da marca e a criação de uma nova identidade visual e verbal. Seu novo símbolo, composto por círculos e duas hastes verticais, representa as moléculas e a precisão das análises. Além disso, a escolha de uma tipografia leve e moderna sela a imagem da Hebron como um laboratório farmacêutico que pesquisa e produz seus próprios medicamentos.

Com o objetivo de dar unidade à linha de comunicação, criamos um pattern com os círculos que compõem a marca e passamos a utilizar imagens com linguagem infográfica. Essas mudanças, associadas ao ajuste no tom de voz da marca, agora mais próxima e mais didática, permitiram que a Hebron evidenciasse sua essência: inovação e transparência.

Por fim, redesenhamos toda a linha de embalagens. Aqui, além de trazer unidade visual, buscamos padronizar a hierarquia das informações e melhorar a acessibilidade. “Sabemos que um dos grandes problemas nas embalagens de medicamento é a leitura das informações, principalmente pelo público idoso. Por isso, focamos em aumentar o tamanho dos textos e melhorar o contraste de cores”, comenta Ludger Tamaoki – Diretor de Inovação e Embalagem da Brainbox.

Dessa forma, a tecnologia e a ciência, que fazem da Hebron uma empresa única, estão agora ao alcance dos olhos. Em todos os pontos de contato.

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BRAINBOX | O Boticário – Embalagens My Lily

Como trazer ainda mais exclusividade a uma fragrância premium

My Lily é uma fragrância de O Boticário feita com narcisos, flores de beleza única que não podem ser plantadas e nascem livremente nos campos da França.

Uma flor marcante para a mulher que, com feminilidade e frescor, exala sua elegância única. E o desafio era: como traduzir na embalagem essa liberdade?

A solução encontrada pela Brainbox foi utilizar a ilustração da flor em baixo-relevo, sem impressão, e a combinação de um verde delicado com tons neutros e elementos em hot stamping. Já o vaporizador, coberto por uma trama preta, resgata o gestual de aplicação da perfumaria do início do século XX e dá mais charme ao produto, aproximando-o de marcas internacionais.

A riqueza de detalhes do projeto rendeu para a Brainbox o troféu de ouro, na categoria Embalagens de Perfumes, no prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, o mais importante do país.


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BRAINBOX | Portinari – Branding

Presente nos lares de todo o Brasil, a Portinari é uma das maiores do país no segmento de revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

Apesar de sua tradição, a empresa tem o olhar voltado para as tendências, atributo que não era plenamente refletido em sua comunicação. Foi assim que ela chegou à Brainbox: com o desafio de criar um projeto de branding para a marca.

Após perceber que a arte era um elemento muito presente na Portinari, desde o seu nome, que é inspirado em um dos maiores artistas brasileiros, até o cuidado “artístico” com o qual sua equipe criava os produtos, a consultoria de design definiu o novo posicionamento e o conceito “ambientes com emoção”.

Da identidade visual, passando pela linguagem verbal até os showrooms, tudo foi pensado para trazer mais sensibilidade e envolvimento aos diversos pontos de contato da marca.
Imagens, textos e ambientes ganharam cores, formas e personalidade únicas. E a Portinari recebeu a tarefa de comunicar ao público o que sempre fez de melhor: colocar o coração em tudo o que faz, como um verdadeiro artista.

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BRAINBOX | O Boticário – Redesenho Embalagens Capricho

Capricho é uma marca do Boticário que reflete os hábitos e comportamentos das adolescentes de todo o Brasil.

Por isso, a linha é renovada o tempo todo para melhor atender às expectativas da geração atual.

O novo visual dos produtos Capricho foi feito pela Brainbox que, depois de trocar muitas ideias com o público, chegou a uma solução que é a cara das jovens: cheia de personalidade e opinião.

As embalagens ganharam frases que empoderam as consumidoras e as incentivam a cuidar da sua beleza sem se preocupar com os padrões preestabelecidos. Com tipografia gestual, os textos parecem ter sido escritos pelas próprias adolescentes, dando um tom próximo e descontraído para a composição.

UMA SOLUÇÃO QUE É A CARA DAS JOVENS: CHEIA DE PERSONALIDADE E OPINIÃO.

As cores também foram escolhidas a dedo, de acordo com a preferência das jovens. Para completar, foram criadas ilustrações e ícones de acordo com as características de cada produto. Mais do que um projeto, as novas embalagens da linha Capricho fazem coro ao empoderamento feminino e mostram que a verdadeira beleza, em todas as idades, é se sentir bem consigo mesma.

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BRAINBOX | Frimesa – Branding

A Frimesa é uma marca de laticínios e cortes suínos que começou, no interior do Paraná, em 1977. Desde então, a marca expandiu seu portfólio de 140 para 412 produtos e conquistou a confiança dos consumidores. Em 2017, a empresa completou 40 anos com uma realidade desafiadora: os seus produtos eram reconhecidos pela qualidade, mas a marca parecia antiquada para os consumidores. Havia a necessidade de modernização e, em paralelo, de uniformizar toda a sua comunicação.


NOVA POR MEIO DE PESQUISAS E ESTUDOS DE MARCA, FOI DESENVOLVIDA A LINGUAGEM VISUAL, VERBAL E SONORA DA FRIMESA.

Foi então que a Brainbox iniciou um trabalho completo de branding, renovando não apenas a identidade visual da Frimesa, mas também a forma como ela se comunica em PDV, embalagem, trade, mídias e feiras.

As mudanças foram registradas em um brand guide e efetivada em toda comunicação, deixando claro ao público que a marca está atenta às transformações.

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BRAINBOX | Vitao – Branding e Packaging

Pioneira em alimentação saudável no Brasil, a Vitao Alimentos desejava rever seu posicionamento de marca e confiou à Brainbox esse desafio.

O conceito criado foi “seu corpo, sua casa”, que busca inspirar os consumidores a levarem a vida com mais equilíbrio e bem-estar. Essa ideia foi traduzida na forma de logotipo, com o redesenho da marca da empresa, de recursos visuais, com a escolha de imagens e grafismos que trazem a sensação de aconchego e sabor, e de textos, por meio de uma linguagem amigável e didática.

A consultoria de design também ficou responsável por criar as embalagens de 120 SKUs da marca, envolvendo-se nas decisões estratégicas, como a indicação de maquinários e substratos, e na parte tática, com a execução do visual e do conteúdo.

O resultado é uma marca mais leve e alto-astral, que reflete tudo aquilo que a Vitao almeja transmitir por meio dos seus produtos.

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