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FRIMINHO – Como dar vida nova a uma linha de alimentos infantis?

Em 2016, a Frimesa sinalizou para a Brainbox a necessidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados. Ao avaliar a situação, notamos que a linha de produtos não aproveitava todo o potencial de seu principal canal de construção de marca: as embalagens. Conduzimos, então, pesquisas qualitativas com consumidores (crianças) e shoppers (mães), para entender a percepção do público sobre a marca. Identificamos pontos-chaves que contribuíram para a reformulação das embalagens dos produtos, um passo fundamental para a recuperação das vendas. O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação infantil. As embalagens que, geralmente, ficam posicionadas em diferentes gôndolas do PDV, não possuíam uma identidade visual integrada para facilitar o reconhecimento da marca durante a jornada de compra. Como primeira resposta ao problema, criamos um novo personagem: um carismático camaleão que, presente em todo o portfólio de produtos, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a se adaptarem às mais diversas situações que aparecem pelo caminho. Afinal, já reparou como as coisas mudam o tempo todo?

O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças.

As novas embalagens ganharam um projeto gráfico único e integrado e, com a energia e o carisma do novo personagem, despertam a atenção dos pequenos consumidores e ajudam a aumentar o sentimento de confiança e de qualidade em relação à Frimesa.

Utilizamos a tecnologia como forma de conexão com o público: todas as embalagens da linha têm um selo que, ao ser escaneado pela câmera do celular ou do tablet, apresenta o personagem em realidade aumentada e permite que o usuário participe de jogos, tire uma selfie com o Friminho ou acesse um portal com conteúdos exclusivos.

O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real, por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g, literalmente, dão forma ao personagem, pois o molde do frasco reproduz a face do pequeno camaleão. O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, plástico de forração, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one e folder. Em menos de três meses, foram mais de 45 mil visualizações no aplicativo e diversas mensagens no SAC da empresa elogiando a mudança. O projeto de reposicionamento da linha e de suas embalagens conquistou rapidamente as crianças e os pais. Além disso, desde o início do projeto, quatro produtos foram reformulados e outros sete foram lançados, e o fortalecimento da marca alinhada à Frimesa está rendendo um acréscimo às vendas.

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Alexandria – A energia em seu poder

Essa história começou com o engenheiro Alexandre Brandão, sua empresa de engenharia especializada em soluções energéticas, com mais de 8 anos de existência, e uma missão: levar energia limpa e acessível às pessoas.

Porém, para alcançar esse objetivo era preciso realizar alguns ajustes. A companhia, apesar da qualidade técnica, não se destacava no mercado,e isso limitava seu crescimento. Era preciso ir além e buscar formas de atrair a atenção dos clientes. Foi aí que a Brainbox entrou.

Para que a empresa pudesse ocupar um lugar de destaque, foi desenvolvido um projeto completo de reposicionamento e construção de marca.

Primeiro nos dedicamos a entender a organização e seu universo de atuação. Pesquisamos o setor de energia e os concorrentes. Realizamos entrevistas em profundidade com clientes, prospects e com a equipe interna. Levantamos uma ampla rede de dados para, então, compreender o cenário com clareza.

Com as informações em mãos, dedicamo-nos a estabelecer o melhor posicionamento para a empresa. Redefinimos seus valores e pilares. Determinamos o modo como ela deveria ser reconhecida pelos públicos.

Por fim, trouxemos as ideias para o mundo real. Criamos o nome Alexandria, um novo logotipo e a linguagem visual e verbal. A comunicação, então, projetou a personalidade desejada, e a marca passou a ser percebida pelo consumidor da forma correta.

Os resultados já foram vistos. Após um ano da reconstrução da marca, o faturamento da empresa deu um salto, multiplicando-se por dez.

Segundo Brandão, hoje a Alexandria está posicionada em um ponto de destaque no mercado: “não só como marca, mas como empresa, como modelo de negócio. Isso está trazendo um crescimento muito grande.”

Resultados

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Asics – Visual Merchandising

Todas as ações de trade da Asics Brasil são realizadas pela Brainbox.

Nesse percurso, além de desenvolver campanhas especiais e adaptar conceitos globais, o estúdio corre em conjunto com a agência de propaganda da marca para fortalecer sua imagem no varejo hard sell (sapatarias), em lojas próprias e multimarcas.

A atuação da Brainbox se estende desde desenvolvimento de produtos, mobiliário exclusivo e identidade gráfica à busca por fornecedores, produção e instalação dos materiais de PDV. Com isso, seus principais desafios são garantir a qualidade das peças e uma alta performance de execução, a fim de atender o ritmo frenético do varejo.

Entre tantos projetos realizados para o cliente, podem ser destacadas a campanha para o GEL-NIMBUS 18, que recebeu um índio de prata no Prêmio Popai Brasil 2016, e a ambientação da campanha The Art of Mixing, que transformou a loja Homegrown, no Rio de Janeiro, em uma galeria de arte, com a exposição dos quatro modelos exclusivos de calçados Onitsuka Tiger, criados por artistas brasileiros.

O SUCESSO DO PROJETO THE ART OF MIXING FOI TANTO QUE TORNOU-SE REFERÊNCIA PARA A ADAPTAÇÃO DA CAMPANHA EM OUTROS PAÍSES.

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Hebron – Branding

Como evidenciar a essência de uma empresa especialista em inovação?

A Hebron é uma indústria farmacêutica brasileira com genuína vocação para inovar. Em parceria contínua com as principais universidades brasileiras, a marca pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos para mais de dez países ao redor do mundo.

 

No entanto, por meio de entrevistas realizadas com médicos, propagandistas e com o público interno, identificamos que a essência inovadora da empresa não se refletia no desenho da marca, nos materiais de comunicação, nem nas embalagens.

Com esse diagnóstico em mãos, iniciamos o redesenho da marca e a criação de uma nova identidade visual e verbal. Seu novo símbolo, composto por círculos e duas hastes verticais, representa as moléculas e a precisão das análises. Além disso, a escolha de uma tipografia leve e moderna sela a imagem da Hebron como um laboratório farmacêutico que pesquisa e produz seus próprios medicamentos.

Com o objetivo de dar unidade à linha de comunicação, criamos um pattern com os círculos que compõem a marca e passamos a utilizar imagens com linguagem infográfica. Essas mudanças, associadas ao ajuste no tom de voz da marca, agora mais próxima e mais didática, permitiram que a Hebron evidenciasse sua essência: inovação e transparência.

Por fim, redesenhamos toda a linha de embalagens. Aqui, além de trazer unidade visual, buscamos padronizar a hierarquia das informações e melhorar a acessibilidade. “Sabemos que um dos grandes problemas nas embalagens de medicamento é a leitura das informações, principalmente pelo público idoso. Por isso, focamos em aumentar o tamanho dos textos e melhorar o contraste de cores”, comenta Ludger Tamaoki – Diretor de Inovação e Embalagem da Brainbox.

Dessa forma, a tecnologia e a ciência, que fazem da Hebron uma empresa única, estão agora ao alcance dos olhos. Em todos os pontos de contato.

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O Boticário – Embalagens My Lily

Como trazer ainda mais exclusividade a uma fragrância premium

My Lily é uma fragrância de O Boticário feita com narcisos, flores de beleza única que não podem ser plantadas e nascem livremente nos campos da França.

Uma flor marcante para a mulher que, com feminilidade e frescor, exala sua elegância única. E o desafio era: como traduzir na embalagem essa liberdade?

A solução encontrada pela Brainbox foi utilizar a ilustração da flor em baixo-relevo, sem impressão, e a combinação de um verde delicado com tons neutros e elementos em hot stamping. Já o vaporizador, coberto por uma trama preta, resgata o gestual de aplicação da perfumaria do início do século XX e dá mais charme ao produto, aproximando-o de marcas internacionais.

A riqueza de detalhes do projeto rendeu para a Brainbox o troféu de ouro, na categoria Embalagens de Perfumes, no prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, o mais importante do país.

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Portinari – Branding

Presente nos lares de todo o Brasil, a Portinari é uma das maiores do país no segmento de revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

Apesar de sua tradição, a empresa tem o olhar voltado para as tendências, atributo que não era plenamente refletido em sua comunicação. Foi assim que ela chegou à Brainbox: com o desafio de criar um projeto de branding para a marca.

Após perceber que a arte era um elemento muito presente na Portinari, desde o seu nome, que é inspirado em um dos maiores artistas brasileiros, até o cuidado “artístico” com o qual sua equipe criava os produtos, a consultoria de design definiu o novo posicionamento e o conceito “ambientes com emoção”.

Da identidade visual, passando pela linguagem verbal até os showrooms, tudo foi pensado para trazer mais sensibilidade e envolvimento aos diversos pontos de contato da marca.
Imagens, textos e ambientes ganharam cores, formas e personalidade únicas. E a Portinari recebeu a tarefa de comunicar ao público o que sempre fez de melhor: colocar o coração em tudo o que faz, como um verdadeiro artista.

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O Boticário – Redesenho Embalagens Capricho

Capricho é uma marca do Boticário que reflete os hábitos e comportamentos das adolescentes de todo o Brasil.

Por isso, a linha é renovada o tempo todo para melhor atender às expectativas da geração atual.

O novo visual dos produtos Capricho foi feito pela Brainbox que, depois de trocar muitas ideias com o público, chegou a uma solução que é a cara das jovens: cheia de personalidade e opinião.

As embalagens ganharam frases que empoderam as consumidoras e as incentivam a cuidar da sua beleza sem se preocupar com os padrões preestabelecidos. Com tipografia gestual, os textos parecem ter sido escritos pelas próprias adolescentes, dando um tom próximo e descontraído para a composição.

UMA SOLUÇÃO QUE É A CARA DAS JOVENS: CHEIA DE PERSONALIDADE E OPINIÃO.

As cores também foram escolhidas a dedo, de acordo com a preferência das jovens. Para completar, foram criadas ilustrações e ícones de acordo com as características de cada produto. Mais do que um projeto, as novas embalagens da linha Capricho fazem coro ao empoderamento feminino e mostram que a verdadeira beleza, em todas as idades, é se sentir bem consigo mesma.

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Vitao – Branding e Packaging

Pioneira em alimentação saudável no Brasil, a Vitao Alimentos desejava rever seu posicionamento de marca e confiou à Brainbox esse desafio.

O conceito criado foi “seu corpo, sua casa”, que busca inspirar os consumidores a levarem a vida com mais equilíbrio e bem-estar. Essa ideia foi traduzida na forma de logotipo, com o redesenho da marca da empresa, de recursos visuais, com a escolha de imagens e grafismos que trazem a sensação de aconchego e sabor, e de textos, por meio de uma linguagem amigável e didática.

A consultoria de design também ficou responsável por criar as embalagens de 120 SKUs da marca, envolvendo-se nas decisões estratégicas, como a indicação de maquinários e substratos, e na parte tática, com a execução do visual e do conteúdo.

O resultado é uma marca mais leve e alto-astral, que reflete tudo aquilo que a Vitao almeja transmitir por meio dos seus produtos.

 

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Frimesa – Branding

A Frimesa é uma marca de laticínios e cortes suínos que começou, no interior do Paraná, em 1977. Desde então, a marca expandiu seu portfólio de 140 para 412 produtos e conquistou a confiança dos consumidores. Em 2017, a empresa completou 40 anos com uma realidade desafiadora: os seus produtos eram reconhecidos pela qualidade, mas a marca parecia antiquada para os consumidores. Havia a necessidade de modernização e, em paralelo, de uniformizar toda a sua comunicação.

NOVA POR MEIO DE PESQUISAS E ESTUDOS DE MARCA, FOI DESENVOLVIDA A LINGUAGEM VISUAL, VERBAL E SONORA DA FRIMESA.

Foi então que a Brainbox iniciou um trabalho completo de branding, renovando não apenas a identidade visual da Frimesa, mas também a forma como ela se comunica em PDV, embalagem, trade, mídias e feiras.

As mudanças foram registradas em um brand guide e efetivada em toda comunicação, deixando claro ao público que a marca está atenta às transformações.

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