CASES branding

Unimed Londrina – Não caia no plano errado

Como proteger uma marca dos seus concorrentes de baixo custo?

O QUE ENXERGAMOS:

Em 2016, a Unimed Londrina era líder de mercado e crescia continuamente, investindo mais em comunicação institucional, focando em temas como vida saudável e bons hábitos. Mas, com a chegada da crise econômica, o comportamento do consumidor começou a mudar radicalmente. Ainda que o público-alvo da Unimed Londrina pertença a uma classe socioeconômica mais elevada, a crise afetou a todos. Isso, em conjunto com a crescente oferta de planos mais baratos da concorrência, tornou o mercado muito mais competitivo.

Com esse novo cenário em mente, diagnosticado em nossas reuniões de avaliação de comunicação, entendemos que estava na hora de colocar em prática uma nova abordagem de campanha, muito mais agressiva e alicerçada nos diferenciais que só a Unimed Londrina oferece. A intenção foi ajustar a rota, trazendo argumentos mais tangíveis para a comunicação da marca e deixando claro que nenhuma outra escolha poderia ser melhor.

O QUE FIZEMOS:

Em 2017, criamos um novo e divertido personagem para estrelar a campanha, um verdadeiro anti-herói, que representou os concorrentes: o vendedor do plano errado. Os frágeis argumentos de venda da concorrência ajudaram a destacar os cinco principais diferenciais da Unimed Londrina no mercado. O conceito “Não caia no plano errado” deu tão certo que, em 2018, foram lançados novos filmes com o personagem, que caiu no gosto do público.

Com bom humor e uma linguagem descontraída, a nova campanha conseguiu abranger todos os objetivos da empresa, desde a venda para pessoa física, passando pelas promoções, até o exigente público empresarial, sempre com a mesma estrutura narrativa: o vendedor da concorrência tentando convencer o consumidor, a todo custo, a optar pelo seu plano, enquanto é desafiado pelo cliente a apresentar vantagens que superem a Unimed Londrina. Além da TV, o conceito também funcionou muito bem no rádio, na mídia exterior, na internet, e até em ações especiais em shopping centers e nas campanhas de incentivo para a equipe de vendas.

Confira os filmes

O QUE ALCANÇAMOS:

A campanha foi um sucesso entre todos os públicos. Batemos todas as metas de vendas estipuladas para o período e posicionamos a Unimed Londrina como o plano certo para proteger famílias e empresas. Em pesquisa de recall, a campanha “Não caia no plano errado” bateu recorde de lembrança e compreensão da mensagem. E ainda se destacou nos festivais de criatividade, conquistando medalha de Prata no Festival do Clube de Criação do Paraná, com jurados do mundo todo, e a única medalha de Ouro concedida pelo Prêmio Colunistas Sul na categoria Filme.

LEMBRANÇA (RECALL) DA CAMPANHA PESSOA FÍSICA:

Assuntos
relacionados

Contato de
Imprensa

+55 (41) 3362-1919

Onde
estamos

Alphaville

Rua Jaguariaíva, 596 - 4º andar

+55 (41) 3362-1919

São Paulo

Rua do Rocio, 84 - Vila Olímpia

+55 (11) 3044-2215

CASES design

Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

Assista aos filmes criados para a Frimesa

Assuntos
relacionados

Contato de
Imprensa

+55 (41) 3362-1919

Onde
estamos

Alphaville

Rua Jaguariaíva, 596 - 4º andar

+55 (41) 3362-1919

São Paulo

Rua do Rocio, 84 - Vila Olímpia

+55 (11) 3044-2215

CASES motion

Semáforo do Idoso

Curitiba é referência em transporte urbano e educação no trânsito.
Ainda assim, registra números preocupantes de acidentes. A cada 10 mortes por atropelamento, 3 são de idosos.

Para ajudá-los no momento em que estão mais vulneráveis, a OpusMúltipla criou uma solução que extrapolou os limites da comunicação.

Os idosos e portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção agora podem contar com a ajuda dos Semáforos do Idoso. Neles, um mecanismo aumenta o tempo de travessia nos cruzamentos mais críticos da cidade por meio de um sistema de reconhecimento dos cartões magnéticos usados no transporte público.

Ao encostar o cartão no equipamento instalado no semáforo, o tempo para atravessar é alterado de 12 para 18 segundos, o suficiente para garantir uma travessia com segurança. Ao todo, podem ser beneficiados mais de 160 mil idosos e 13 mil portadores de necessidades especiais cadastrados na URBS.

Assuntos
relacionados

Contato de
Imprensa

+55 (41) 3362-1919

Onde
estamos

Alphaville

Rua Jaguariaíva, 596 - 4º andar

+55 (41) 3362-1919

São Paulo

Rua do Rocio, 84 - Vila Olímpia

+55 (11) 3044-2215