OPUSMÚLTIPLA | O Boticário – A Beleza de Ser Gaúcho

Como fazer O Boticário virar uma marca gaúcha de coração?

O QUE ENXERGAMOS:

A Semana Farroupilha é uma oportunidade especial para as marcas se aproximarem do consumidor gaúcho, mas também oferece algumas armadilhas. Muitas marcas de fora do Rio Grande do Sul já erraram o tom da comunicação e foram consideradas intrusas durante essa manifestação popular tão importante para o estado. Para vencer essa barreira, O Boticário, que nasceu no Paraná, teria que fazer uma homenagem verdadeira e mostrar que a marca compreende a importância da Semana Farroupilha, traduzindo de forma única a alegria de quem sente orgulho de suas tradições.

O QUE FIZEMOS:

Buscamos interligar o discurso atual do Boticário, de que “a beleza não é só o que você vê, mas aquilo que você sente”, com o sentimento mais autêntico dos gaúchos, que vai além dos trajes e costumes. Assim, chegamos ao conceito que norteou todas as ações da marca durante o período da Semana Farroupilha: a beleza de ser gaúcho.

A campanha homenageou tanto os “gaúchos de chão”, nascidos no Rio Grande do Sul, quanto os descendentes que, embora não tenham nascido no estado, foram criados dentro das tradições e se consideram “gaúchos de coração”. Um vídeo de 4 minutos na internet, com redução de 60 segundos para a TV, mostrou as mais belas paisagens do estado e trouxe depoimentos sobre a beleza de ser gaúcho, tudo embalado por uma música regionalista, composta especialmente para que O Boticário prestasse a sua homenagem. Em paralelo, realizamos ainda uma ação “compre e ganhe”, na qual as compras acima de R$ 230,00 eram recompensadas com uma mateira customizada.

A estratégia de mídia trabalhou em quatro frentes: alcance/visibilidade, encantamento, engajamento e conversão. Para atingir o alcance necessário, utilizamos meios de grande cobertura, com vídeos nas redes sociais, nos principais sites de notícia e na TV aberta. A música que embala o vídeo foi amplamente distribuída nas principais emissoras de rádio de Porto Alegre. Para encantar o público formador de opinião, também foram utilizadas assessoria de imprensa para influenciadores locais e comunicação especial em primeira mão para o Clube Viva O Boticário. Para ampliar o engajamento, utilizamos os comunicadores locais do SBT, que falaram ao vivo sobre o significado da beleza de ser gaúcho, convidando o público a se manifestar sobre o tema nas redes sociais.

A promoção da mateira também recebeu um esforço de mídia em redes sociais, por meio de geolocalização, e também em portais regionais de grande alcance.

O QUE ALCANÇAMOS

Com mais de 36 milhões de impressões e ultrapassando os 2 milhões de views, a campanha gerou awareness e impulsionou o engajamento do vídeo, que também foi conquistado organicamente no decorrer da campanha (45% de mídia e 55% orgânico).

A contextualização do conteúdo e a segmentação adequada nas redes sociais foram fundamentais para aumentar a visibilidade e garantir o engajamento, que obteve 44 mil reações no Facebook e ampliação de 40% nos comentários, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A campanha também obteve ótima performance no YouTube, além do compartilhamento do vídeo no Twitter de forma orgânica.

A rentabilização da compra e o engajamento dos veículos resultaram em um alcance 76% superior ao volume planejado. Em relação à performance de vendas, tivemos um aumento expressivo na quantidade de boletos e crescimento da receita no período da ação.

Categorias: Marketing