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Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

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Alegra Foods

Quando três cooperativas de origem holandesa se unem, o resultado só pode ser grandioso. Juntas, a Castrolanda, a Frísia (antiga Batavo) e a Capal criaram a Alegra Foods, uma indústria moderna, de alta capacidade produtiva, especializada em carne suína.

O lançamento do conceito “De família pra família” foi materializado em uma websérie de três episódios, em que famílias de consumidores de grandes centros urbanos foram abordadas nos supermercados no momento da compra e convidadas para almoçar na casa dos produtores, na região dos Campos Gerais do Paraná. Dessa forma, o público pôde vivenciar os cuidados com a produção desde a origem, além de se deliciar com algumas das receitas que foram reunidas no hotsite “Famílias e Sabores”.

A estratégia foi utilizar os meios de comunicação de massa (TV, revista, jornal, rádio, mídia exterior) integrados com os materiais de ponto de venda. O objetivo era atrair o público para o Brand Channel da Alegra, no qual todos os argumentos de venda estavam organizados a fim de apresentar a carne suína como uma excelente opção para o dia a dia dos consumidores.

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Semáforo do Idoso

Curitiba é referência em transporte urbano e educação no trânsito.
Ainda assim, registra números preocupantes de acidentes. A cada 10 mortes por atropelamento, 3 são de idosos.

Para ajudá-los no momento em que estão mais vulneráveis, a OpusMúltipla criou uma solução que extrapolou os limites da comunicação.

Os idosos e portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção agora podem contar com a ajuda dos Semáforos do Idoso. Neles, um mecanismo aumenta o tempo de travessia nos cruzamentos mais críticos da cidade por meio
de um sistema de reconhecimento dos cartões magnéticos usados no transporte público.

Ao encostar o cartão no equipamento instalado no semáforo, o tempo para atravessar
é alterado de 12 para 18 segundos, o suficiente para garantir uma travessia com segurança. Ao todo, podem ser beneficiados mais de 160 mil idosos e 13 mil portadores
de necessidades especiais cadastrados na URBS.

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The Crash Bucket

Em 2014, o Estado do Paraná registrou 5 mil mortes no trânsito. As bebidas alcoólicas foram responsáveis por mais da metade desse número.

Como transmitir o valor da vida para aqueles que insistem em dirigir sob o efeito de álcool? Fazendo sentirem-se corresponsáveis pelas consequências desastrosas que a mistura volante e bebida pode provocar.

A OpusMúltipla, em parceria com o DETRAN-PR, idealizou e produziu a ação Crash Bucket, que levou aos principais bares do Estado baldes de gelo produzidos com peças e lataria de carros que sofreram perda total em acidentes de trânsito.

Ao terem suas bebidas alcoólicas servidas à mesa, os clientes eram surpreendidos com
a mensagem: “Este balde foi feito com partes de um automóvel destruído num acidente de trânsito. Cuidado: o próximo pode ser com o seu carro. Não dirija depois de beber”.

Além de utilizar uma mídia alternativa, a ação conscientizou o público em um momento propício: ao beber, mas antes de dirigir.

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Portal Sou Renault

Como engajar os colaboradores com a sua marca?

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Subway® Dia do Sanduíche

Como conseguir declarações de amor para a sua marca?

As empresas querem conquistar boas taxas de engajamento nas redes sociais porque a interação espontânea de um fã reflete a sintonia que existe entre as marcas e seus consumidores.

Para a rede SUBWAY®, porém, essa interação representa uma etapa do relacionamento que transforma o cliente em um brand lover.

Pensando em levar a métrica de engajamento a um novo patamar, foi criada uma data inédita no calendário do varejo, transformando o dia 24 de novembro no Dia do Sanduíche.
Nessa data, um post convidou os fãs a declararem todo o seu amor à sua combinação predileta.

Os donos das melhores declarações ganhavam uma caricatura personalizada com seu sanduíche SUBWAY® preferido. Para isso, um desenhista trabalhou em tempo real, presenteando esses verdadeiros fãs da marca.

A estratégia alcançou uma alta taxa de engajamento, pois por meio das caricaturas os consumidores comentaram e compartilharam espontaneamente o nome SUBWAY® nas redes sociais.

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Subway® #porcheddar

Como espalhar cheddar pelas redes sociais?

Um dos temas mais comentados nas redes sociais é o cheddar. Em uma busca rápida, é possível encontrar vários “lovers” dispostos a se deliciar com esse ingrediente. Para relacionar essa popularidade ao novo Steak Cheddar Cremoso da SUBWAY®, a HouseCricket criou uma ação no Twitter, a rede social preferida pelo público jovem.

Durante um dia inteiro, o trending topic do Twitter foi patrocinado pela SUBWAY® com a hashtag #porcheddar. Ao mesmo tempo, uma operação especial de monitoramento foi realizada para responder às principais interações do público, incentivando a experimentação do novo sanduíche SUBWAY®.

A fim de endossar o lançamento e gerar ainda mais engajamento dos internautas, algumas celebridades, contratadas para incentivar seus seguidores a se manisfestarem sobre o tema, mudaram seus nomes de perfil. Assim, Fábio Porchat transformou-se em Fábio PorCheddar, Sheila Mello em Cheddar Mello, Scheila Carvalho em Cheddar Carvalho e Fernando Scherer em Fernando Cheddar.

A ação teve ressonância em outras marcas: Ponto Frio e Prefeitura de Curitiba, por exemplo, publicaram tweets divertidos sobre o tema. Até mesmo o fã-clube da Scheila Carvalho entrou na brincadeira e alguns integrantes alteraram seus nomes de perfil.

Além dessa intensa ativação, a campanha contou com vídeos nas redes sociais e banners em diversos canais.

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Condor nas redes sociais

Como se tornar uma marca mais amiga do consumidor?

As redes sociais, além de ampliarem a presença das marcas, são um poderoso canal de contato. Por meio do Facebook, é possível tomar uma postura ativa, conversar de forma direta, responder a questionamentos e criar vínculos mais fortes com os consumidores.

E foi essa interação diferenciada que motivou a Condor a criar suas fanpages.

Para estimular manifestações espontâneas favoráveis à marca e desenvolver um relacionamento personalizado com seus diferentes públicos, a HouseCricket criou uma estrutura de páginas independentes, mas complementares. Os perfis da Condor são divididos em Institucional, que trata sobre assuntos corporativos; e três perfis de atitude, um para cada área de atuação: Higiene Bucal, Beleza e Limpeza, que abordam os conteúdos de cada categoria. Dessa forma, o consumidor tem acesso a informações e produtos de seu interesse, dentro das áreas que deseja. É conteúdo relevante que trabalha a favor da marca, sem parecer propaganda.

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