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O Boticário – A Beleza de Ser Gaúcho

Como fazer O Boticário virar uma marca gaúcha de coração?

O QUE ENXERGAMOS:

A Semana Farroupilha é uma oportunidade especial para as marcas se aproximarem do consumidor gaúcho, mas também oferece algumas armadilhas. Muitas marcas de fora do Rio Grande do Sul já erraram o tom da comunicação e foram consideradas intrusas durante essa manifestação popular tão importante para o estado. Para vencer essa barreira, O Boticário, que nasceu no Paraná, teria que fazer uma homenagem verdadeira e mostrar que a marca compreende a importância da Semana Farroupilha, traduzindo de forma única a alegria de quem sente orgulho de suas tradições.

O QUE FIZEMOS:

Buscamos interligar o discurso atual do Boticário, de que “a beleza não é só o que você vê, mas aquilo que você sente”, com o sentimento mais autêntico dos gaúchos, que vai além dos trajes e costumes. Assim, chegamos ao conceito que norteou todas as ações da marca durante o período da Semana Farroupilha: a beleza de ser gaúcho.

A campanha homenageou tanto os “gaúchos de chão”, nascidos no Rio Grande do Sul, quanto os descendentes que, embora não tenham nascido no estado, foram criados dentro das tradições e se consideram “gaúchos de coração”. Um vídeo de 4 minutos na internet, com redução de 60 segundos para a TV, mostrou as mais belas paisagens do estado e trouxe depoimentos sobre a beleza de ser gaúcho, tudo embalado por uma música regionalista, composta especialmente para que O Boticário prestasse a sua homenagem. Em paralelo, realizamos ainda uma ação “compre e ganhe”, na qual as compras acima de R$ 230,00 eram recompensadas com uma mateira customizada.

A estratégia de mídia trabalhou em quatro frentes: alcance/visibilidade, encantamento, engajamento e conversão. Para atingir o alcance necessário, utilizamos meios de grande cobertura, com vídeos nas redes sociais, nos principais sites de notícia e na TV aberta. A música que embala o vídeo foi amplamente distribuída nas principais emissoras de rádio de Porto Alegre. Para encantar o público formador de opinião, também foram utilizadas assessoria de imprensa para influenciadores locais e comunicação especial em primeira mão para o Clube Viva O Boticário. Para ampliar o engajamento, utilizamos os comunicadores locais do SBT, que falaram ao vivo sobre o significado da beleza de ser gaúcho, convidando o público a se manifestar sobre o tema nas redes sociais.

A promoção da mateira também recebeu um esforço de mídia em redes sociais, por meio de geolocalização, e também em portais regionais de grande alcance.

O QUE ALCANÇAMOS

Com mais de 36 milhões de impressões e ultrapassando os 2 milhões de views, a campanha gerou awareness e impulsionou o engajamento do vídeo, que também foi conquistado organicamente no decorrer da campanha (45% de mídia e 55% orgânico).

A contextualização do conteúdo e a segmentação adequada nas redes sociais foram fundamentais para aumentar a visibilidade e garantir o engajamento, que obteve 44 mil reações no Facebook e ampliação de 40% nos comentários, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A campanha também obteve ótima performance no YouTube, além do compartilhamento do vídeo no Twitter de forma orgânica.

A rentabilização da compra e o engajamento dos veículos resultaram em um alcance 76% superior ao volume planejado. Em relação à performance de vendas, tivemos um aumento expressivo na quantidade de boletos e crescimento da receita no período da ação.

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O Boticário – O Maior Amigo Secreto do Mundo do Clube Viva O Boticário

Além de transmitir aos clientes do Clube Viva O Boticário o conceito da campanha de Natal de 2017, “A beleza de unir as pessoas”, a HouseCricket recebeu o desafio de incentivar o fluxo às lojasnas semanas que antecedem o Natal e estimular a conversão em presentes na data comemorativa mais importante do ano.

Pensando nisso, a solução foi transformar o grande clássico do Natal, o amigo-secreto, no maior amigo-secreto realizado por um programa de relacionamento. Na ação, foram convidados clientes do Clube para trocar presentes da marca entre si, aumentando o engajamento na plataformae a afinidade com o programa.

E O RESULTADO REVELOU UMA AÇÃO DE SUCESSO:

  • O Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário aconteceu em praças específicas, e contou com mais de 140 mil participantes.
  • A ação teve um ROI superior a 900%.
  • Além disso, a ação evidenciou os benefícios e a exclusividade de fazer parte de um dos maiores programas de relacionamento do Brasil, uma vez que somente os membros do Clube puderam ter a experiência de participar do Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário.
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Asics

Como dar relevância local a uma estratégia global?

O QUE ENXERGAMOS

A ASICS é a marca preferida por corredores de alta performance em todo o mundo. Seu tênis icônico, o GEL- NIMBUS, sempre fez sucesso com esse público, porém, era pouco conhecido no Brasil pelos corredores iniciantes.

Com o lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, veio o desafio de posicioná-lo como o tênis ideal para todo tipo de corredores: dos praticantes de fim de semana, que necessitam de maior cuidado com seus pés, até os mais experientes.

O QUE FIZEMOS

Nosso desafio era lançar o GEL-NIMBUSTM 20, democratizando o uso do tênis entre todos os corredores, independentemente da distância percorrida ou tempo do percurso, mantendo o alinhamento ao conceito mundial “A corrida está em todos nós”.

Criamos uma estratégia integrada para disseminar a ideia de que iniciantes deveriam correr já com o melhor tênis. E, preferencialmente, inspirar-se na trajetória de um ídolo mais experiente.

Mundo Digital

O hotsite foi o epicentro da campanha, onde o usuário encontrava informações, conteúdo e toda a história que referendava o GEL-NIMBUSTM 20 como o resultado de anos de evolução. Com navegação intuitiva, o usuário podia escolher qualquer edição do produto para conferir fotos e as principais características, com a possibilidade de compartilhar suas experiências.

Para aumentar o engajamento digital, foi criada uma websérie de quatro episódios, chamada “A corrida está em todos nós”. A ideia central foi mostrar que tanto um profissional quanto um aprendiz precisam de um tênis de qualidade e com tecnologia para a prática da corrida.

Os episódios foram lançados semanalmente, durante o período da campanha, e mostravam a trajetória do web influencer Otávio Albuquerque, o Tavião do canal “Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)”, uma pessoa comum que desejava começar a correr. O público acompanhou a evolução desse aprendiz, desde a sua primeira corrida até a sua participação no Treinão de Lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, quando percorreu 5 km. Sempre auxiliado pelo experiente corredor Dr. Drauzio Varella e por uma preparadora técnica.

RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES

Acreditamos que quem está entrando no mundo das corridas precisa começar com o pé direito. Por isso, 35 influenciadores ligados ao mundo da corrida e do esporte receberam uma mala-direta especial. Ao abrirem a caixa, encontravam apenas o pé direito do tênis e um convite para retirar o outro pé no evento de lançamento, no Parque Villa-Lobos, onde os influenciadores e 150 consumidores inscritos no hotsite puderam testar o GEL-NIMBUSTM 20 no treinão de 5 km, com a presença do Tavião e do Dr. Drauzio Varella. Foi o grande final da websérie, reverberada por todos os influenciadores convidados.

SOCIAL MEDIA

Nas redes sociais, levamos o GEL-NUMBUSTM 20 para os canais Facebook, TV Extender e YouTube, a fim de proporcionar awareness para a campanha e alcançar as pessoas certas. E para criar atributos emocionais e relevância tanto para o core target quanto para corredores iniciantes, estabelecemos a parceria com o Spotify e o Bananas, criando playlists focadas em cada um dos perfis que seriam explorados na websérie, gerando o apelo contextual necessário.

ON-LINE

Na fase de sustentação, cruzamos as segmentações de interesse do público com remarketing das pessoas que assistiram à websérie para trabalhar formatos que explorassem os atributos do produto. Em parceria com a Netshoes, enviamos e-mails para consumidores com histórico de compra de produtos ASICS, apresentando as principais características do GEL-NIMBUSTM 20 para despertar o interesse desse público para conhecer o hotsite.

OFF-LINE

Além do meio digital, colocamos o GEL-NIMBUSTM 20 também nas revistas segmentadas, para apresentar de forma detalhada as características do produto para um público qualificado. Na Runner’s World, referência no segmento de corrida, veiculamos um formato diferenciado: uma cinta prateada, apresentando aos assinantes da revista o GEL-NUMBUSTM 20 Platinum. Já na VIP e na Vogue, revistas qualificadas de lifestyle, com total aderência ao target, apresentamos o modelo base do GEL-NIMBUSTM 20.

Tivemos ainda mídia bonificada no circuito digital do Shopping Iguatemi, onde apresentamos o GEL-NIMBUSTM 20 e convidamos o público a visitar a loja ASICS do shopping.

Fechando o circuito. O ponto de venda: foram positivadas 250 lojas, sendo 6 próprias, 25 especializadas e 219 lojas multimarcas de materiais esportivos.

Tivemos duas frentes diferentes: nas lojas próprias, o foco foi em GEL-NIMBUSTM 20 Platinum, a edição comemorativa do lançamento. Nas demais, focamos no GEL- NIMBUSTM 20 in line, a versão básica para ter capilaridade e presença em grandes redes, como Centauro e Paquetá, fundamentais para sustentar o conceito da campanha e gerar a conexão com o consumidor.

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Friminho – Frimesa

Como dar Vida Nova a uma Linha de Alimentos Infantis?

Em 2016, a Frimesa sinalizou para a Brainbox a necessidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados.

Ao avaliar a situação, notamos que a linha de produtos não aproveitava todo o potencial de seu principal canal de construção de marca: as embalagens.

Conduzimos, então, pesquisas qualitativas com consumidores (crianças) e shoppers (mães), para entender a percepção do público sobre a marca. Identificamos pontos-chaves que contribuíram para a reformulação das embalagens dos produtos, um passo fundamental para a recuperação das vendas.

O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação infantil. As embalagens que, geralmente, ficam posicionadas em diferentes gôndolas do PDV, não possuíam uma identidade visual integrada para facilitar o reconhecimento da marca durante a jornada de compra.

Como primeira resposta ao problema, criamos um novo personagem: um carismático camaleão que, presente em todo o portfólio de produtos, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a se adaptarem às mais diversas situações que aparecem pelo caminho. Afinal, já reparou como as coisas mudam o tempo todo?

As novas embalagens ganharam um projeto gráfico único e integrado e, com a energia e o carisma do novo personagem, despertam a atenção dos pequenos consumidores e ajudam a aumentar o sentimento de confiança e de qualidade em relação à Frimesa.

Utilizamos a tecnologia como forma de conexão com o público: todas as embalagens da linha têm um selo que, ao ser escaneado pela câmera do celular ou do tablet, apresenta o personagem em realidade aumentada e permite que o usuário participe de jogos, tire uma selfie com o Friminho ou acesse um portal com conteúdos exclusivos. O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real, por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g, literalmente, dão forma ao personagem, pois o molde do frasco reproduz a face do pequeno camaleão.

Novo ponto de venda

O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, plástico de forração, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one e folder. Em menos de três meses, foram mais de 45 mil visualizações no aplicativo e diversas mensagens no SAC da empresa elogiando a mudança.

O projeto de reposicionamento da linha e de suas embalagens conquistou rapidamente as crianças e os pais. Além disso, desde o início do projeto, quatro produtos foram reformulados e outros sete foram lançados, e o fortalecimento da marca alinhada à Frimesa está rendendo um acréscimo às vendas.

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Unimed Londrina

Como alinhar boa alimentação, acompanhamento médico e atividades físicas?

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Subway® Beat Brownie

Como lançar uma sobremesa por meio da música?

Um dos públicos mais estratégicos para a SUBWAY® são os jovens. Bem-humorados, eles acompanham o que acontece no mundo pela tela do computador, estão sempre interagindo com os amigos por
meio de aplicativos e adoram conteúdos audiovisuais. Como são altamente engajados com música, a HouseCricket desenvolveu uma ferramenta inusitada para lançar o novo Brownie SUBWAY®, que alinhou um conteúdo atrativo para esse público a um produto de interesse da marca: o Beat Brownie Box.

Um hotsite exclusivo, em que 13 personagens possibilitavam mais de 1 milhão de combinações musicais diferentes, permitia que os usuários se divertissem criando sua própria batida.

Para divulgar o hotsite, foram criados anúncios nos portais e redes sociais mais acessados. Banners em sites estratégicos, com teaser de algumas batidas, convidavam os jovens a criar o seu próprio hit.

A estratégia de divulgação do Beat Brownie Box também incentivou o público a compartilhar suas invenções musicais. Esse compartilhamento liberava personagens secretos, o que ampliou ainda mais o ciclo de interação.

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