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Shopping Mueller – Quem Vive a Cidade, Vive aqui

Como fazer um shopping abraçar a cidade e ser abraçado por ela.

Desde a sua inauguração, em 1983, o pioneiro Shopping Mueller mantém-se atual. Mesmo após a chegada de muitos concorrentes, permanece no topo da preferência dos curitibanos. É o mais querido da cidade, segundo pesquisas. Trazer esse sentimento do curitibano – de nascimento ou por opção – foi uma decisão que fez muito sentido para o Mueller como marca, já que é o shopping mais tradicional de Curitiba. A partir de 2013, o conceito de comunicação passou a ser “Minha cidade, meu shopping”. Desde então, a comunicação mostrou pontos históricos e turísticos de Curitiba. Uma homenagem à cidade que tão bem acolheu o Mueller. Para 2017, sentimos a necessidade de evoluir esse conceito e mostrar que o Mueller também é um desses pontos turísticos muito frequentados pela população e por aqueles que visitam nossa cidade. Um ponto de encontro para todos, onde namoros se tornam casamentos e inúmeros momentos são vividos todos os dias. Muitas histórias tiveram o Mueller como palco ou pano de fundo. Por todos esses motivos, pareceu-nos adequado assumir o que já era óbvio: quem vive a cidade de Curitiba, vive o Shopping Mueller. Dessa vez, decidimos mostrar quem está por trás de cada marco icônico da capital paranaense: nossos artistas mais queridos e suas obras viraram peças de campanha. Os murais de Poty Lazzarotto e Rogério Dias, as calçadas de petit-pavé, as floreiras circulares e os lambrequins passaram a interagir com os modelos em nossas campanhas de Mães, Namorados e Pais. A nova mensagem chegou à população por meio de spots de rádio, mídia exterior, MUB, sobrecapa na Revista Veja, anúncios de jornal, posts nas redes sociais, intervenções no site do Shopping Mueller e matérias na imprensa. E os resultados vieram. O aumento no volume de vendas superou os dois dígitos, mesmo em um período de crise, e a participação em nossas promoções aumentaram mais de 45%.
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Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

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O Boticário – Viva Linda em Porto

Como ficar ainda mais perto do público feminino de Porto Alegre?

Antes de tudo, O Boticário e a OpusMúltipla precisavam saber mais sobre um público tão diferenciado, exigente e que tanto valoriza a cultura do seu povo e suas marcas. Primeiramente, fizemos uma pesquisa regional e descobrimos que a mulher gaúcha distinguia-se por ser:

  • tradicional em seus valores;
  • próxima e íntima em seus relacionamentos pessoais; – conectada em conhecimento e consumo;
  • exigente e desconfiada em relação às marcas.

Essas características impactam em suas escolhas por marcas de beleza. Ela prefere marcas com propostas de valor claras, genuínas e que tenham muito a ver com a sua vivência diária. Além disso, avaliam também
o custo-benefício no que se refere à inovação e à funcionalidade.

Para ficar ainda mais perto desse público, deixando clara a nossa proposta de valor da marca, era preciso ir além da divulgação de produtos ou de datas comemorativas. Tínhamos que falar de verdade com a gaúcha.

O PROJETO

OBJETIVOS

  • Ampliar a identificação da gaúcha com a proposta de valor do Boticário.
  • Romper a inércia da consumidora e chamar ainda mais a atenção para a marca.
  • Ampliar o conhecimento da linha de produtos.
  • Estimular o tráfego no PDV.
  • Incentivar a força de vendas visando a uma relação mais próxima e simpática com o consumidor.

 

O QUE FIZEMOS

Criamos algumas frentes de trabalho baseadas em três pilares:

  • aproximar;
  • relacionar;
  • surpreender.

Durante 6 meses, mais de 30 iniciativas transformaram o dia a dia das porto-alegrenses. Além de toda a mídia envolvida, foram realizadas ações de relacionamento e experiência nas estações de trem, nos parques e em táxis da cidade.

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O Boticário – Roteiro Insensato

Como relançar um sucesso de vendas de O Boticário para um público mais jovem de uma megacidade como São Paulo?

O Boticário decidiu relançar o Insensatez, antigo sucesso de vendas. A missão era impactar um grande número de pessoas nesta era de hiperconectividade. Fomos, então, estudar o comportamento dos jovens de São Paulo para entender quais seriam os melhores meios para levar a mensagem até eles, otimizando os investimentos.

Foi nessa etapa que identificamos uma característica comum à maioria: intensa movimentação desde a manhã até a noite, inquietude e desejo pelo novo. Foi assim que surgiu a estratégia de criar o Roteiro Insensato.

O Roteiro Insensato levou dicas de entretenimento fora do comum para os paulistanos. Fizemos uma parceria com o HuffPost Brasil, notório curador de tendências e novidades, para nos destacar entre as centenas de alternativas que esse público específico encontra.

A divulgação do Roteiro Insensato acompanhou a rotina dinâmica desse target. Por isso, a comunicação necessitou de ações pensadas em 360o.

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Tailor Media – 2017

Os movimentos recentes da economia brasileira acabaram criando grandes oportunidades de expansão para os canais de venda direta – um negócio extremamente estratégico para companhias do segmento de cosméticos e higiene pessoal. Com O Boticário, marca líder em perfumaria no Brasil, não foi diferente. Para atender a essa demanda e ampliar sua participação de mercado, lançou, em 2013, a Loja de Bolsa – principal ferramenta de venda direta. Muito mais que uma revista, é uma loja completa e uma robusta plataforma de negócio que viabiliza a comercialização de mais de 500 produtos.

Com 16 edições impressas ao ano e distribuída para todo o país, a revista tem como foco principal promover e facilitar a venda direta por intermédio da relação dos revendedores com seu meio social. Traz, além de todos os produtos da loja física, campanhas e promoções desenvolvidas pela marca.

No primeiro semestre de 2016, a Tailor Media Content & Media Projects assumiu a produção de conteúdo gráfico e editorial da publicação. Além de coordenar a execução do projeto já existente, criou novas soluções de comunicação alinhadas às estratégias comerciais e de marketing do cliente.

Desde 2015, a Tailor Media Content & Media Projects é responsável pela produção de conteúdo customizado das edições da Recco Magazine, publicação semestral da marca de lingerie. A revista circula há oito anos em cinco estados brasileiros e é dirigida ao público proprietário da Recco, composto por consumidoras, representantes e lojistas.

Para engajar ainda mais os leitores, em sua maioria mulheres das classes A e B, a Tailor Media reformulou o projeto gráfico e editorial e desenvolveu conteúdos exclusivos: as últimas tendências nacionais e internacionais em moda, beleza, gastronomia, viagens e comportamento, além de cultura, entretenimento e entrevistas com personalidades de destaque – temas que traduzem o lifestyle do público consumidor da marca.

Revistas customizadas também abrem oportunidades de comercialização de anúncios, que é uma forma de agregar valor à publicação e construir a imagem da marca do cliente. Com a Recco, a Tailor Media desenvolveu, ainda, uma estratégia comercial, prospectando anunciantes e comercializando espaços publicitários para a revista.

Além da versão impressa, a agência foi responsável pela versão digital da revista, adaptada para web e mobile (smartphones e tablets, iOS e Android), com conteúdos extras e leitura interativa. Tudo para reforçar a experiência do usuário com a publicação no dia a dia e aproximar os leitores da marca.

A venda direta é um dos negócios mais estratégicos para o Grupo Boticário e a revista Mais Revendedores, junto com a Loja de Bolsa, está entre as principais ferramentas de comunicação com o público revendedor.

No primeiro semestre de 2016, a Tailor Media Content & Media Projects assumiu o desenvolvimento de conteúdo da publicação, criada para apoiar os revendedores em sua rotina de trabalho e melhorar seu desempenho na venda direta. A revista funciona como um guia completo de informações, trazendo os movimentos de cada ciclo de vendas, dicas de comercialização e campanhas de incentivo exclusivas.

A agência realizou melhorias no projeto gráfico e editorial da revista, criando novas estratégias de comunicação para atender com eficácia as necessidades do público-alvo.

No início de 2016, o Digital Premium Jornais passou por uma reformulação, conquistando uma audiência ainda maior, por meio do seu formato premium exclusivo.

A rede é composta pelas versões online dos 65 principais jornais do país. Com um alcance diário de 5 milhões de pessoas e mais de 8 milhões de impressões, tem como grande diferencial o formato de grande impacto dos anúncios e a facilidade de negociação. Para anunciar simultaneamente em toda a rede, é necessária apenas uma transação, o que poupa tempo e facilita todo o processo. Isso mostra uma grande mudança de paradigma para as agências de publicidade dos grandes anunciantes, pois, quando havia a necessidade de uma mídia com cobertura nacional, o meio jornal não possibilitava uma negociação simples e rápida. Era preciso contatar individualmente jornais de todo o país, diferentemente do que ocorre em mídias como televisão e portais online de notícias.

O Digital Premium Jornais é mais do que uma plataforma de mídia relevante para o mercado publicitário, pois facilita a comunicação com o grande público na plataforma de mídia mais qualificada do país.

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Talken English School – Naming e Identidade Corporativa

Como criar a identidade de uma nova escola que, na verdade, tem 25 anos de experiência?

Com profissionais que têm décadas de experiência no ensino da língua inglesa, a Talken seria lançada no mercado curitibano como uma nova escola de inglês. E isso, por si só, já seria um grande desafio, pois transmitir a qualidade e a expertise da instituição em um segmento superacirrado e com diversos concorrentes fortes demandaria um trabalho extenso e muito bem pensado.

Assim, quando a Brainbox foi convidada para criar a nova marca da escola que, até então, não tinha um nome, já sabia que o escopo de trabalho iria muito além do visual. Por isso, antes de colocar a mão na massa, a equipe realizou pesquisas para entender o mercado e identificou que havia pouca diferenciação entre a maioria das escolas de idiomas.

Diante desse cenário, o estúdio optou por seguir um caminho diferente, a começar pelo naming, que surgiu da junção das palavras “talk” e “English”. A ideia era transformar o nome em um verbo, para ser utilizado em diversos momentos e não apenas na assinatura. Desse modo, seria possível incorporar expressões divertidas como “Let’s Talken” e “Are you Talken to me?” ao vocabulário do público, trazendo mais força à marca.

Em seguida, a identidade gráfica foi construída a partir da representação minimalista das bandeiras de vários países de língua inglesa. Os elementos das bandeiras deram origem a um pattern versátil e cheio de personalidade, que pode ser aplicado em diversas situações, desde materiais institucionais até comunicações mais informais para os alunos.

Como toda identidade forte precisa de peças de comunicação à altura, a Brainbox criou as campanhas da Talken seguindo o conceito “Authentic American”, com imagens icônicas da cultura americana. Dessa forma, reforça o principal diferencial da escola: oferecer inglês de verdade e de alto nível para alunos de todas as idades.

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Móveis Campo Largo

Como bater metas de vendas num momento em que poucos querem comprar?

No final de 2015, as pesquisas com consumidores, realizadas pela área de Inteligência de Mercado do Grupo OM, mostraram que a dificuldade econômica do país demandaria planejamentos comerciais diferentes. Foi quando, em parceria com o cliente, decidimos lançar uma campanha de vendas inédita para a marca. Criamos a Liquida Tudo, na qual todas as lojas da rede ofereceram até 50% de desconto em todos os produtos. A promoção estava alinhada à estratégia de branding, que busca mostrar a Móveis Campo Largo como a compra certa, pois alia móveis de extrema qualidade, tradição e preços diferenciados.

RESULTADOS

O plano de mídia contou com filmes de 30″ e 15″ em TV aberta, spot para rádio, mídia exterior, materiais de PDV, e-mails marketing, links patrocinados e redes sociais.
A campanha ajudou a rede a superar as metas de vendas em todas as lojas, mesmo em tempos de crise.

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Unimed Londrina – Rotativômetro

Como convencer empresários de que um gasto pode ser uma forma de reduzir custos?

A rotatividade de funcionários gera vários problemas para toda empresa. Custos com demissões, contratações, treinamentos e redução de produtividade são alguns deles. Analisando pesquisas realizadas para o cliente, percebemos que um bom plano de saúde poderia ajudar a reter os bons talentos. Infelizmente, nem todos os gestores de empresas conseguem fazer essa associação.

Nosso objetivo com a campanha era, portanto, mostrar que o plano de saúde mais desejado do mercado poderia ser uma boa opção para reduzir o turn over e a um custo muito menor do que o gerado pela perda de funcionários. Nasceu, assim, o Rotativômetro Unimed Londrina, um hotsite em que os empresários poderiam calcular o valor despendido com a rotatividade de colaboradores, comprovando a vantagem de contratar um plano de saúde empresarial.

RESULTADOS

Os materiais para TV aberta e fechada, rádio, jornais, revistas, internet, redes sociais e mídia exterior tiveram o objetivo de ajudar na compreensão da mensagem e de gerar fluxo para o hotsite da campanha.

Os resultados mostram que a estratégia foi acertada. Superamos a meta de 2015 em 38,75%.

 

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Shopping Mueller

Como garantir a integridade da estratégia de marca em datas promocionais?

O Mueller é o shopping mais tradicional de Curitiba e possui forte vínculo com a população. Nos últimos anos, sua comunicação tem destacado essa relação nas diversas datas promocionais e, também, na campanha institucional. Não poderia ser diferente no Dia dos Namorados 2016, quando a divulgação da promoção esteve alinhada ao conceito central da comunicação institucional: Minha cidade. Meu shopping. Entre 19 de maio e 12 de junho, ao comprar no Mueller, o consumidor ganhava um guarda-chuva personalizado e ainda concorria a um Fiat 500. A campanha apresentou um casal em uma típica cena curitibana: Largo da Ordem, em dia de chuva. Além da mídia tradicional – rádio, internet e mídia exterior –, criamos a “Praça dos Namorados”, no Piso L4, e decoramos o mall com guarda-chuvas. O público realizou várias postagens espontâneas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, elogiando a decoração e a campanha.

RESULTADOS

O sucesso foi imediato. Os brindes da ação se esgotaram rapidamente e um novo lote precisou ser adquirido. Além disso, as vendas totais aumentaram mais de 16% em relação ao mesmo período de 2015. Também foram registrados recordes em trocas de cupons e quase o dobro de novos cadastros em relação ao ano anterior.  
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Frimesa

Como fortalecer uma marca mudando hábitos de consumo?

O QUE ENXERGAMOS:

Os anos 2016 e 2017 foram muito bons para o desempenho geral da Frimesa. Os esforços anteriores em comunicação conseguiram quebrar os antigos mitos sobre a carne suína, que era considerada gorda, pouco prática e que representava riscos à saúde. Foi um período no qual a cooperativa passou por uma completa reestruturação de identidade, pela renovação da própria marca e das dezenas de novas embalagens, que ficaram mais funcionais e modernas. A Frimesa conseguiu crescer em participação e ainda marcou presença na mídia com campanhas impactantes, lembradas e reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores.

Em 2018, a Frimesa voltou para a mídia com desafios ainda maiores e o objetivo de manter o ritmo de crescimento para preparar o terreno para o novo frigorífico, que em três anos irá triplicar a capacidade produtiva de suínos. Precisávamos aumentar o volume total de vendas da marca em 14,7%, com foco primário em carne suína, que responde por 70% de tudo o que é vendido pela Frimesa. Outro objetivo era aumentar a lembrança da marca em São Paulo, principal mercado brasileiro, associando o nome Frimesa à carne suína de qualidade.

O QUE FIZEMOS:

Consideramos que, além de trabalhar a lembrança de marca, era preciso aumentar a presença da carne suína no dia a dia das pessoas que já gostam e fazem uso dessa proteína, e não tentar converter quem ainda não a consome. Para isso, em vez de ensinar novas receitas, passamos a mostrar pratos tradicionais, que as pessoas já sabem fazer, com a sugestão de apenas substituir a carne dessas receitas pelos cortes suínos.

Foi assim que nasceu o mote “Como não pensaram nisso antes?”, com a intenção de gerar no público o efeito “eureka”, ao notar como é simples revolucionar uma receita tradicional. Foram criados 5 filmes de 15 segundos, com situações cotidianas de uma família descobrindo que, com Carne Suína Frimesa, aquela receita que todo mundo já gosta fica ainda melhor.

Além de veiculação em TV no Paraná e em São Paulo, a nova campanha da Frimesa esteve na sobrecapa da Revista Veja, no rádio, na internet, em revistas, na mídia exterior, em materiais de PDV e ainda em rede nacional com merchandising no programa Hoje em Dia, da Record TV, ancorado por Ana Hickmann. Nas redes sociais, a Frimesa estimulou a substituição da carne nas receitas tradicionais, mostrando a praticidade dos 12 cortes suínos da marca. Ao mesmo tempo, blogueiros influenciadores convidavam seus seguidores a experimentar as receitas do dia a dia com carne suína. A estratégia de mídia online se baseou, principalmente, em frequência e segmentação, com mais força no Facebook, no Google e no CyberCook.

A área Comercial foi munida de broadside completo, que descrevia a estratégia da Frimesa para 2018, detalhando os esforços de comunicação e onde a marca estaria presente. Além disso, a cada mês, foi enviado um card de WhatsApp com a estratégia daquele período. Tudo para dar ainda mais argumentos a quem está frente a frente com os supermercadistas, negociando nossos produtos.

O QUE ALCANÇAMOS:

Os resultados foram significativos. Os filmes da Frimesa estão entre os três que mais engajaram o consumidor brasileiro, em junho e julho de 2018, de acordo com a pesquisa realizada pela Forebrain para o Meio&Mensagem. Ao todo, foram avaliados 35 filmes publicitários nas categorias Atenção, Motivação e Memorização, e selecionadas as peças que causaram reações positivas no público. O impacto foi avaliado por meio da tecnologia EEG, que analisa as ondas cerebrais e monitora o movimento dos olhos (Eye-Tracking).

A ação #DesafioFrimesa, na qual influenciadores digitais postaram conteúdos fazendo a substituição da carne em receitas tradicionais por cortes suínos, gerou 1,5 milhão de impressões apenas no primeiro mês. Os anúncios dos influenciadores foram também uma forte ferramenta de awareness para a campanha.

Com todos os esforços realizados em 2018, conseguimos não só um ótimo crescimento nas vendas da linha de cortes suínos, como também colocamos a marca Frimesa na memória dos consumidores.

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