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Subway – Gauchômetro

Para comemorar os 10 anos da Subway no Rio Grande do Sul, fizemos mais que uma festa. Identificamos a oportunidade de estreitar a relação da marca com os gaúchos e ainda aumentar o ticket médio das lojas.

A marca Subway já era bastante conhecida no estado, sendo considerada uma opção gostosa de refeições rápidas, com produtos de qualidade. Mas a gente acreditava que podia ir além.

Desenvolvemos um Plano de Comunicação Integrada com quatro frentes de atuação, combinando uma plataforma digital com ativações, mídia e ações no ponto de venda. Todo mundo sabe do orgulho que os gaúchos têm por sua história e suas tradições. Por isso, decidimos começar a campanha em agosto, mês que antecede as comemorações da Semana Farroupilha. Assim, transformamos nossa campanha em uma grande homenagem ao povo gaudério.

Na internet, criamos um hotsite especial com um teste divertido: o gauchômetro. Utilizando o Facebook Connect, elaboramos um quiz com perguntas sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul para testar o nível gauchesco dos participantes. De acordo com a quantidade de acertos e o tempo de resposta, o nome era inserido em um ranking e os participantes eram contemplados com badges para serem compartilhados em suas timelines, com a respectiva classificação: Cuia de Ouro, Cuia de Prata ou Cuia de Bronze. Também eram presenteados com um voucher que dava direito a um sanduíche de 15 cm grátis na compra de um de 30 cm. Também era possível conferir a localização do restaurante mais próximo e até traçar o melhor caminho.

Ao chegarem às lojas, os consumidores eram recebidos pelos Artistas do Sanduíche, que vestiam lenço vermelho e botton comemorativo. A comunicação de ponto de venda incluía também papéis de bandeja com atividades interativas e wrap festivo para embrulhar o sanduíche, todos com o QR code impresso, que direcionava para o hotsite da campanha.

Com o objetivo de aumentar o ticket médio, lançamos uma promoção especial: na compra de um combo, nossos clientes ganhavam um vira-mate exclusivo da campanha, um utensílio que ajuda no preparo do chimarrão.

Para divulgar essa homenagem ao público gaudério, criamos uma ação divertida no metrô: acompanhado do mascote SubMan, um gaiteiro tocava músicas gauchescas enquanto a promotora entregava cupons promocionais. Quatro vagões também foram adesivados com sanduíches gigantes para despertar o apetite geral.

A mídia digital contou com publicações no Facebook, no Google e no portal da RBS. Além disso, tivemos veiculações nas principais rádios do estado e em mais de 850 telas digitais instaladas em ônibus e estações, com quase um milhão e meio de inserções.

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Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

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Tigre – Twitter

Um novo jeito de falar com o público mais jovem: estratégia de conteúdo e de canal para a comunicação da Tigre no Twitter.

A Tigre tem um histórico de campanhas memoráveis, que lançam bordões e envolvem o consumidor. Mas como aproveitar essa imagem já consolidada para gerar ainda mais engajamento no Twitter?

Com uma estratégia de conteúdo pautada no humor, tão característico da marca quanto da rede social, que fala diretamente com os jovens, um dos públicos mais representativos na plataforma.

Assim, foi adotada uma abordagem mais próxima e com tom ácido, que ajudou a aumentar o número de interações e a relevância da Tigre no canal. De um jeito “fera”, a marca se apropriou de memes e expressões comuns do Twitter, como gírias, abreviações e hashtags de apoio para dialogar com o usuário de maneira menos institucional e, sobretudo, divertida, engajadora e atraente.

Além da linguagem bem-humorada, a personalização também foi um pilar importante, conversando com cada usuário de forma única. Uma estratégia de monitoramento e de moderação ativa ajudou a marca a identificar oportunidades para gerar conversa e aumentar o alcance e o número de citações.

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Clube Viva O Boticário – Programa de Relacionamento

O Clube Viva O Boticário é um dos maiores programas de relacionamento do Brasil. Com uma base que ultrapassa 26 milhões de usuários cadastrados, o Clube tem o desafio de se comunicar de forma personalizada com cada cliente.

Para cumprir esse desafio, a HouseCricket faz a gestão da comunicação do programa, atuando em todas as etapas, da definição estratégica e execução das ações até a mensuração e análise de resultados.

Ações promocionais exclusivas para participantes, ofertas direcionadas de acordo com o perfil do cliente, experiências e otimização de canais são alguns dos projetos criados especialmente para o Clube. Todas as ações buscam ter relevância para o participante, com uma comunicação alinhada com seus interesses e seu perfil de consumo.

O gerenciamento do programa conta com uma equipe dedicada, responsável pela execução de um enxoval robusto. Em apenas um ano, foram criadas mais de 800 peças de comunicação dirigida – incluindo e-mail marketing, mala-direta, SMS e interação no meio digital –, que representam mais de 130 milhões de impactos por ano.

O resultado é um programa de relacionamento que não para de crescer e de conquistar cada vez mais participantes, gerando mais engajamento e impactando diretamente no aumento das vendas.

Case Premiado

Com uma grande base de participantes, o Clube Viva O Boticário tem um desafio na mesma proporção: como criar uma comunicação eficiente que estimule a conversão e gere resultados para a marca?

A resposta está na caixa de entrada: o e-mail, uma das principais ferramentas para estimular o relacionamento entre o cliente e o Clube. Porém, com o alto volume de ofertas e promoções recebidas diariamente, tornou-se cada vez mais difícil conseguir a atenção do público.

Para otimizar esse canal, foi desenvolvida uma proposta totalmente nova para os e-mails marketing. Além de uma linguagem mais próxima, a proposta envolveu um novo projeto gráfico, focado em trazer mais resultados para a marca e relevância para o cliente.

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Tailor Media – 2017

Os movimentos recentes da economia brasileira acabaram criando grandes oportunidades de expansão para os canais de venda direta – um negócio extremamente estratégico para companhias do segmento de cosméticos e higiene pessoal. Com O Boticário, marca líder em perfumaria no Brasil, não foi diferente. Para atender a essa demanda e ampliar sua participação de mercado, lançou, em 2013, a Loja de Bolsa – principal ferramenta de venda direta. Muito mais que uma revista, é uma loja completa e uma robusta plataforma de negócio que viabiliza a comercialização de mais de 500 produtos.

Com 16 edições impressas ao ano e distribuída para todo o país, a revista tem como foco principal promover e facilitar a venda direta por intermédio da relação dos revendedores com seu meio social. Traz, além de todos os produtos da loja física, campanhas e promoções desenvolvidas pela marca.

No primeiro semestre de 2016, a Tailor Media Content & Media Projects assumiu a produção de conteúdo gráfico e editorial da publicação. Além de coordenar a execução do projeto já existente, criou novas soluções de comunicação alinhadas às estratégias comerciais e de marketing do cliente.

Desde 2015, a Tailor Media Content & Media Projects é responsável pela produção de conteúdo customizado das edições da Recco Magazine, publicação semestral da marca de lingerie. A revista circula há oito anos em cinco estados brasileiros e é dirigida ao público proprietário da Recco, composto por consumidoras, representantes e lojistas.

Para engajar ainda mais os leitores, em sua maioria mulheres das classes A e B, a Tailor Media reformulou o projeto gráfico e editorial e desenvolveu conteúdos exclusivos: as últimas tendências nacionais e internacionais em moda, beleza, gastronomia, viagens e comportamento, além de cultura, entretenimento e entrevistas com personalidades de destaque – temas que traduzem o lifestyle do público consumidor da marca.

Revistas customizadas também abrem oportunidades de comercialização de anúncios, que é uma forma de agregar valor à publicação e construir a imagem da marca do cliente. Com a Recco, a Tailor Media desenvolveu, ainda, uma estratégia comercial, prospectando anunciantes e comercializando espaços publicitários para a revista.

Além da versão impressa, a agência foi responsável pela versão digital da revista, adaptada para web e mobile (smartphones e tablets, iOS e Android), com conteúdos extras e leitura interativa. Tudo para reforçar a experiência do usuário com a publicação no dia a dia e aproximar os leitores da marca.

A venda direta é um dos negócios mais estratégicos para o Grupo Boticário e a revista Mais Revendedores, junto com a Loja de Bolsa, está entre as principais ferramentas de comunicação com o público revendedor.

No primeiro semestre de 2016, a Tailor Media Content & Media Projects assumiu o desenvolvimento de conteúdo da publicação, criada para apoiar os revendedores em sua rotina de trabalho e melhorar seu desempenho na venda direta. A revista funciona como um guia completo de informações, trazendo os movimentos de cada ciclo de vendas, dicas de comercialização e campanhas de incentivo exclusivas.

A agência realizou melhorias no projeto gráfico e editorial da revista, criando novas estratégias de comunicação para atender com eficácia as necessidades do público-alvo.

No início de 2016, o Digital Premium Jornais passou por uma reformulação, conquistando uma audiência ainda maior, por meio do seu formato premium exclusivo.

A rede é composta pelas versões online dos 65 principais jornais do país. Com um alcance diário de 5 milhões de pessoas e mais de 8 milhões de impressões, tem como grande diferencial o formato de grande impacto dos anúncios e a facilidade de negociação. Para anunciar simultaneamente em toda a rede, é necessária apenas uma transação, o que poupa tempo e facilita todo o processo. Isso mostra uma grande mudança de paradigma para as agências de publicidade dos grandes anunciantes, pois, quando havia a necessidade de uma mídia com cobertura nacional, o meio jornal não possibilitava uma negociação simples e rápida. Era preciso contatar individualmente jornais de todo o país, diferentemente do que ocorre em mídias como televisão e portais online de notícias.

O Digital Premium Jornais é mais do que uma plataforma de mídia relevante para o mercado publicitário, pois facilita a comunicação com o grande público na plataforma de mídia mais qualificada do país.

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Portal Sou Renault

O principal canal de comunicação da Renault com seus colaboradores estava deixando de ter relevância. Com a grande quantidade de informações disponíveis na internet e a força das redes sociais, o site perdeu espaço no dia a dia da empresa.

Então, como resgatar o orgulho de fazer parte da Renault e despertar novamente o interesse do colaborador? Trazendo um portal que é a cara dele.

O Portal Sou Renault foi criado sob medida para cada colaborador da empresa, que pode acessá-lo utilizando uma URL personalizada com seu próprio nome e recebe um conteúdo compatível com seus interesses.

www.paulo.silva.renault.com.br

Além de uma página de perfil pessoal no portal, os colaboradores encontram informações relevantes sobre a Renault e o mercado, podem participar de campanhas internas e até mesmo compartilhar conteúdos nas redes sociais. Há ainda um elaborado sistema de gamificação, com pontos e troféus, que estimula a participação e a visitação diária dos colaboradores. O portal é responsivo e pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, seja por smartphones, tablets ou desktops.

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SUBWAY® nas Redes Sociais

A fanpage de SUBWAY® contava com um número significativo de fãs, mas eram poucos aqueles que de fato interagiam com a marca, revelando um baixo grau de engajamento.

Para melhorar o desempenho do canal, a HouseCricket trouxe a linguagem da marca para perto do público jovem, entregando humor e entretenimento nos posts.

Os primeiros resultados vieram rapidamente: em três meses, a fanpage conquistou mais de um milhão de novos fãs. E não parou de crescer ao longo do tempo. Mais do que seguidores, eles hoje defendem a marca, revelando um verdadeiro engajamento.

 

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AES Eletropaulo nas Escolas

Desde 2009, o Projeto AES Eletropaulo nas Escolas promove educação sobre o uso consciente e seguro de energia elétrica para alunos do ensino fundamental de São Paulo. A iniciativa já alcançou resultados muito significativos nas escolas participantes.

Porém, para manter sua relevância, era preciso inovar. O projeto foi totalmente revisado pela HouseCricket e relançado em uma versão muito mais interativa e envolvente. Assim, os alunos foram transformados em verdadeiros protagonistas, devendo cumprir uma jornada repleta de atividades que estimulam a participação e colocam uma grande iniciativa em movimento.

Por meio de parcerias, foram desenvolvidos materiais pedagógicos e uma metodologia que teve seu conceito desdobrado para a comunicação. O registro e o acompanhamento das atividades é feito em uma plataforma digital, que concentra todas as informações sobre o projeto, como material didático, dicas de economia, simulador de consumo de energia, desafios propostos e dados sobre a performance das escolas participantes. Além do site, o projeto conta ainda com uma fanpage, que serve como importante canal de comunicação entre alunos, professores e formadores de opinião.

Em um ano, o projeto apresentou resultados surpreendentes:


O projeto também gerou mídia espontânea, relacionando a marca a uma iniciativa ligada a dois pilares relevantes: educação e meio ambiente.

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O Boticário – O Maior Amigo Secreto do Mundo do Clube Viva O Boticário

Além de transmitir aos clientes do Clube Viva O Boticário o conceito da campanha de Natal de 2017, “A beleza de unir as pessoas”, a HouseCricket recebeu o desafio de incentivar o fluxo às lojasnas semanas que antecedem o Natal e estimular a conversão em presentes na data comemorativa mais importante do ano.

Pensando nisso, a solução foi transformar o grande clássico do Natal, o amigo-secreto, no maior amigo-secreto realizado por um programa de relacionamento. Na ação, foram convidados clientes do Clube para trocar presentes da marca entre si, aumentando o engajamento na plataformae a afinidade com o programa.

E O RESULTADO REVELOU UMA AÇÃO DE SUCESSO:

  • O Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário aconteceu em praças específicas, e contou com mais de 140 mil participantes.
  • A ação teve um ROI superior a 900%.
  • Além disso, a ação evidenciou os benefícios e a exclusividade de fazer parte de um dos maiores programas de relacionamento do Brasil, uma vez que somente os membros do Clube puderam ter a experiência de participar do Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário.
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Asics

Como dar relevância local a uma estratégia global?

O QUE ENXERGAMOS

A ASICS é a marca preferida por corredores de alta performance em todo o mundo. Seu tênis icônico, o GEL- NIMBUS, sempre fez sucesso com esse público, porém, era pouco conhecido no Brasil pelos corredores iniciantes.

Com o lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, veio o desafio de posicioná-lo como o tênis ideal para todo tipo de corredores: dos praticantes de fim de semana, que necessitam de maior cuidado com seus pés, até os mais experientes.

O QUE FIZEMOS

Nosso desafio era lançar o GEL-NIMBUSTM 20, democratizando o uso do tênis entre todos os corredores, independentemente da distância percorrida ou tempo do percurso, mantendo o alinhamento ao conceito mundial “A corrida está em todos nós”.

Criamos uma estratégia integrada para disseminar a ideia de que iniciantes deveriam correr já com o melhor tênis. E, preferencialmente, inspirar-se na trajetória de um ídolo mais experiente.

Mundo Digital

O hotsite foi o epicentro da campanha, onde o usuário encontrava informações, conteúdo e toda a história que referendava o GEL-NIMBUSTM 20 como o resultado de anos de evolução. Com navegação intuitiva, o usuário podia escolher qualquer edição do produto para conferir fotos e as principais características, com a possibilidade de compartilhar suas experiências.

Para aumentar o engajamento digital, foi criada uma websérie de quatro episódios, chamada “A corrida está em todos nós”. A ideia central foi mostrar que tanto um profissional quanto um aprendiz precisam de um tênis de qualidade e com tecnologia para a prática da corrida.

Os episódios foram lançados semanalmente, durante o período da campanha, e mostravam a trajetória do web influencer Otávio Albuquerque, o Tavião do canal “Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)”, uma pessoa comum que desejava começar a correr. O público acompanhou a evolução desse aprendiz, desde a sua primeira corrida até a sua participação no Treinão de Lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, quando percorreu 5 km. Sempre auxiliado pelo experiente corredor Dr. Drauzio Varella e por uma preparadora técnica.

RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES

Acreditamos que quem está entrando no mundo das corridas precisa começar com o pé direito. Por isso, 35 influenciadores ligados ao mundo da corrida e do esporte receberam uma mala-direta especial. Ao abrirem a caixa, encontravam apenas o pé direito do tênis e um convite para retirar o outro pé no evento de lançamento, no Parque Villa-Lobos, onde os influenciadores e 150 consumidores inscritos no hotsite puderam testar o GEL-NIMBUSTM 20 no treinão de 5 km, com a presença do Tavião e do Dr. Drauzio Varella. Foi o grande final da websérie, reverberada por todos os influenciadores convidados.

SOCIAL MEDIA

Nas redes sociais, levamos o GEL-NUMBUSTM 20 para os canais Facebook, TV Extender e YouTube, a fim de proporcionar awareness para a campanha e alcançar as pessoas certas. E para criar atributos emocionais e relevância tanto para o core target quanto para corredores iniciantes, estabelecemos a parceria com o Spotify e o Bananas, criando playlists focadas em cada um dos perfis que seriam explorados na websérie, gerando o apelo contextual necessário.

ON-LINE

Na fase de sustentação, cruzamos as segmentações de interesse do público com remarketing das pessoas que assistiram à websérie para trabalhar formatos que explorassem os atributos do produto. Em parceria com a Netshoes, enviamos e-mails para consumidores com histórico de compra de produtos ASICS, apresentando as principais características do GEL-NIMBUSTM 20 para despertar o interesse desse público para conhecer o hotsite.

OFF-LINE

Além do meio digital, colocamos o GEL-NIMBUSTM 20 também nas revistas segmentadas, para apresentar de forma detalhada as características do produto para um público qualificado. Na Runner’s World, referência no segmento de corrida, veiculamos um formato diferenciado: uma cinta prateada, apresentando aos assinantes da revista o GEL-NUMBUSTM 20 Platinum. Já na VIP e na Vogue, revistas qualificadas de lifestyle, com total aderência ao target, apresentamos o modelo base do GEL-NIMBUSTM 20.

Tivemos ainda mídia bonificada no circuito digital do Shopping Iguatemi, onde apresentamos o GEL-NIMBUSTM 20 e convidamos o público a visitar a loja ASICS do shopping.

Fechando o circuito. O ponto de venda: foram positivadas 250 lojas, sendo 6 próprias, 25 especializadas e 219 lojas multimarcas de materiais esportivos.

Tivemos duas frentes diferentes: nas lojas próprias, o foco foi em GEL-NIMBUSTM 20 Platinum, a edição comemorativa do lançamento. Nas demais, focamos no GEL- NIMBUSTM 20 in line, a versão básica para ter capilaridade e presença em grandes redes, como Centauro e Paquetá, fundamentais para sustentar o conceito da campanha e gerar a conexão com o consumidor.

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