Skip to Content

Blog Archives

HOUSECRICKET | O Boticário – O Maior Amigo Secreto do Mundo

Além de transmitir aos clientes do Clube Viva O Boticário o conceito da campanha de Natal de 2017, “A beleza de unir as pessoas”, a HouseCricket recebeu o desafio de incentivar o fluxo às lojasnas semanas que antecedem o Natal e estimular a conversão em presentes na data comemorativa mais importante do ano.

Pensando nisso, a solução foi transformar o grande clássico do Natal, o amigo-secreto, no maior amigo-secreto realizado por um programa de relacionamento. Na ação, foram convidados clientes do Clube para trocar presentes da marca entre si, aumentando o engajamento na plataformae a afinidade com o programa.

E O RESULTADO REVELOU UMA AÇÃO DE SUCESSO:

  • O Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário aconteceu em praças específicas, e contou com mais de 140 mil participantes.
  • A ação teve um ROI superior a 900%.
  • Além disso, a ação evidenciou os benefícios e a exclusividade de fazer parte de um dos maiores programas de relacionamento do Brasil, uma vez que somente os membros do Clube puderam ter a experiência de participar do Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário.
0 0 Continue Reading →

HOUSECRICKET | O Boticário – Catálogo Digital Acessível

Muito se fala sobre acessibilidade, mas poucas ações efetivas são colocadas em prática, deixando o tema apenas no discurso. Atualmente, mais de 33 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, e grande parte deles ainda não está no radar das marcas.

Pensando nisso, o Catálogo Digital O Boticário, uma das ferramentas de venda direta da marca, foi equipado com funcionalidades para que o público com diferentes níveis de deficiência visual pudesse usufruir do canal de maneira mais eficiente.

Como funcionou?

Após diagnóstico e pesquisas presenciais com Revendedores do Boticário com deficiência visual e consultores em acessibilidade, o catálogo passou a traduzir imagens em palavras, com audiodescrição em 100% do conteúdo. Além disso, foram adicionadas ao catálogo – agora responsivo – ferramentas de zoom, navegação pelo teclado e alteração de tonalidade de cores e contraste, funcionalidades que também contribuem para um uso mais inclusivo do material. Tudo isso de acordo com as diretrizes do W3C®, organização internacional que regula os padrões de navegação na internet no mundo todo.

Os resultados foram surpreendentes!

Entre o trimestre anterior à execução do projeto e o primeiro trimestre após a implementação do Catálogo Digital Acessível O Boticário, a plataforma teve os seguintes resultados:

  • Crescimento de mais de 50% em page views.
  • Visualização adicional de mais de 40% de páginas por sessão.
  • A quantidade de usuários aumentou em mais de 10%.
  • Aumento de 8% no número de sessões.

Além disso, nos primeiros nove meses da nova versão, os recursos de acessibilidade do Catálogo Digital Acessível O Boticário foram utilizados quase 40 mil vezes.

Um trabalho que permitiu que muito mais pessoas vivessem a beleza dos produtos O Boticário.

0 0 Continue Reading →

HOUSECRICKET | Tigre – Twitter

Um novo jeito de falar com o pu?blico mais jovem: estrate?gia de conteu?do e de canal para a comunicac?a?o da Tigre no Twitter.

A Tigre tem um histo?rico de campanhas memora?veis, que lanc?am bordo?es e envolvem o consumidor. Mas como aproveitar essa imagem ja? consolidada para gerar ainda mais engajamento no Twitter?

Com uma estrate?gia de conteu?do pautada no humor, ta?o caracteri?stico da marca quanto da rede social, que fala diretamente com os jovens, um dos pu?blicos mais representativos na plataforma.

Assim, foi adotada uma abordagem mais pro?xima e com tom a?cido, que ajudou a aumentar o nu?mero de interac?o?es e a releva?ncia da Tigre no canal. De um jeito ??fera??, a marca se apropriou de memes e expresso?es comuns do Twitter, como gi?rias, abreviac?o?es e hashtags de apoio para dialogar com o usua?rio de maneira menos institucional e, sobretudo, divertida, engajadora e atraente.

Ale?m da linguagem bem-humorada, a personalizac?a?o tambe?m foi um pilar importante, conversando com cada usua?rio de forma u?nica. Uma estrate?gia de monitoramento e de moderac?a?o ativa ajudou a marca a identificar oportunidades para gerar conversa e aumentar o alcance e o nu?mero de citac?o?es.

0 0 Continue Reading →

OPUSMÚLTIPLA | Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

0 0 Continue Reading →

Grupo OM | Friminho

COMO GANHAR PARTICIPAÇÃO EM UM MERCADO COM MARCAS HISTÓRICAS E ESTABELECIDAS?

O QUE ENXERGAMOS

A Frimesa é uma marca bastante conhecida por seus produtos lácteos. No entanto, percebemos a oportunidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados.

Em uma análise mais aprofundada, notamos que o segmento de produtos infantis não aproveitava todo o potencial do seu principal canal de contato da marca: as embalagens.

Após alguns estudos, constatamos que a reformulação das embalagens de toda a linha infantil seria o primeiro passo importante para a recuperação das vendas em um segmento de mercado altamente disputado.

O personagem que representava o Friminho, até então uma figura em forma de gota de leite, já não tinha mais aderência, nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação. Ficou claro que o redesenho das embalagens deveria começar pela criação de uma nova mascote.

O QUE FIZEMOS

Reunimos especialistas da OpusMúltipla, da Brainbox e da HouseCricket para elaborar um amplo projeto de comunicação integrada, com redefinição estratégica tanto de portfólio de produtos quanto de marca.

O trabalho começou pela criação do novo personagem: um carismático camaleão, que passaria a acompanhar todo o portfólio de produtos, composto por achocolatado, leite fermentado, petit suisse, iogurte, salsicha, mortadela, hambúrguer e empanados de frango.

As novas embalagens de Friminho ganharam energia e carisma, com formas e cores que despertam a atenção dos pequenos consumidores e aumentam a confiança e a percepção de qualidade da marca.

Com a utilização da tecnologia de realidade aumentada, pais e filhos podem agora apontar suas câmeras de celular para a embalagem e dar vida ao personagem, que os convida a participar de games divertidos e a acessar o portal da marca.

O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real. Por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g deram, literalmente, forma ao personagem, pois a modelagem do frasco reproduz a sua face.

O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, forração plástica, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one para folders.

A ação também invadiu a internet com o novo portal friminho.com.br, trazendo conteúdos exclusivos, como receitas, atividades, dicas e detalhes de todos os produtos da linha.

No portal, o grande diferencial é a customização. Ao se cadastrar, os pais informam quantos filhos têm, qual o gênero de cada um, a faixa etária e as suas preferências. O site, então, adapta o conteúdo conforme o perfil de cada família, com diversas atividades e brincadeiras, que trazem o personagem do mundo virtual para o cotidiano da criança.

O QUE ALCANÇAMOS

O novo Friminho conquistou as crianças e os pais. As embalagens do achocolatado levaram mais de 16 mil pessoas a visualizarem o portal e a interagirem com os jogos online. Além do fortalecimento da marca, o trabalho integrado de comunicação está rendendo um excelente acréscimo às vendas.

Apresentação do
novo Friminho

Já reparou como as coisas mudam o tempo todo? A cada momento, surge uma novidade em alimentação, um gadget novo, um jeito diferente de se relacionar com as pessoas.

E ninguém entende melhor desse contexto do que o Friminho. Esse carismático camaleão tem o poder extraordinário de assumir as cores e as texturas dos mais diversos alimentos. E, assim, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a serem iguais a ele: com alta capacidade de se adaptar a todas as situações que aparecem pelo caminho.

Friminho é aquele amigo que acompanha o crescimento dos pequenos. Afinal,a gente sabe que eles mudam muito ao longo dos anos: de gostos, de opiniões e até mesmo de tamanho. Então, nada como ter sempre por perto um especialista em mudança, que mostra para as crianças e para seus pais as últimas tendências em alimentos e brincadeiras, sempre levando em conta a fase da vida em que eles se encontram.
Como ele faz tudo isso? Bom, aí você vai ter que conhecê-lo melhor, porque ele não é nada convencional. Cheio de ideias e com um jeito “camalelouco” de se comunicar, Friminho vem para provar que não existe nada chato nem tedioso.

A vida é uma grande descoberta e sempre tem um jeito novo de deixá-la mais gostosa.
0 0 Continue Reading →

OPUSMÚLTIPLA | Subway – Gauchômetro

Para comemorar os 10 anos da Subway no Rio Grande do Sul, fizemos mais que uma festa. Identificamos a oportunidade de estreitar a relação da marca com os gaúchos e ainda aumentar o ticket médio das lojas.

A marca Subway já era bastante conhecida no estado, sendo considerada uma opção gostosa de refeições rápidas, com produtos de qualidade. Mas a gente acreditava que podia ir além.

Desenvolvemos um Plano de Comunicação Integrada com quatro frentes de atuação, combinando uma plataforma digital com ativações, mídia e ações no ponto de venda. Todo mundo sabe do orgulho que os gaúchos têm por sua história e suas tradições. Por isso, decidimos começar a campanha em agosto, mês que antecede as comemorações da Semana Farroupilha. Assim, transformamos nossa campanha em uma grande homenagem ao povo gaudério.

Na internet, criamos um hotsite especial com um teste divertido: o gauchômetro. Utilizando o Facebook Connect, elaboramos um quiz com perguntas sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul para testar o nível gauchesco dos participantes. De acordo com a quantidade de acertos e o tempo de resposta, o nome era inserido em um ranking e os participantes eram contemplados com badges para serem compartilhados em suas timelines, com a respectiva classificação: Cuia de Ouro, Cuia de Prata ou Cuia de Bronze. Também eram presenteados com um voucher que dava direito a um sanduíche de 15 cm grátis na compra de um de 30 cm. Também era possível conferir a localização do restaurante mais próximo e até traçar o melhor caminho.

Ao chegarem às lojas, os consumidores eram recebidos pelos Artistas do Sanduíche, que vestiam lenço vermelho e botton comemorativo. A comunicação de ponto de venda incluía também papéis de bandeja com atividades interativas e wrap festivo para embrulhar o sanduíche, todos com o QR code impresso, que direcionava para o hotsite da campanha.

Com o objetivo de aumentar o ticket médio, lançamos uma promoção especial: na compra de um combo, nossos clientes ganhavam um vira-mate exclusivo da campanha, um utensílio que ajuda no preparo do chimarrão.

Para divulgar essa homenagem ao público gaudério, criamos uma ação divertida no metrô: acompanhado do mascote SubMan, um gaiteiro tocava músicas gauchescas enquanto a promotora entregava cupons promocionais. Quatro vagões também foram adesivados com sanduíches gigantes para despertar o apetite geral.

A mídia digital contou com publicações no Facebook, no Google e no portal da RBS. Além disso, tivemos veiculações nas principais rádios do estado e em mais de 850 telas digitais instaladas em ônibus e estações, com quase um milhão e meio de inserções.

0 0 Continue Reading →

GRUPO OM | Asics – Gel Nimbus 20

Como dar relevância local a uma estratégia global?

O QUE ENXERGAMOS

A ASICS é a marca preferida por corredores de alta performance em todo o mundo. Seu tênis icônico, o GEL- NIMBUS, sempre fez sucesso com esse público, porém, era pouco conhecido no Brasil pelos corredores iniciantes.

Com o lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, veio o desafio de posicioná-lo como o tênis ideal para todo tipo de corredores: dos praticantes de fim de semana, que necessitam de maior cuidado com seus pés, até os mais experientes.

O QUE FIZEMOS

Nosso desafio era lançar o GEL-NIMBUSTM 20, democratizando o uso do tênis entre todos os corredores, independentemente da distância percorrida ou tempo do percurso, mantendo o alinhamento ao conceito mundial “A corrida está em todos nós”.

Criamos uma estratégia integrada para disseminar a ideia de que iniciantes deveriam correr já com o melhor tênis. E, preferencialmente, inspirar-se na trajetória de um ídolo mais experiente.

Mundo Digital

O hotsite foi o epicentro da campanha, onde o usuário encontrava informações, conteúdo e toda a história que referendava o GEL-NIMBUSTM 20 como o resultado de anos de evolução. Com navegação intuitiva, o usuário podia escolher qualquer edição do produto para conferir fotos e as principais características, com a possibilidade de compartilhar suas experiências.

Para aumentar o engajamento digital, foi criada uma websérie de quatro episódios, chamada “A corrida está em todos nós”. A ideia central foi mostrar que tanto um profissional quanto um aprendiz precisam de um tênis de qualidade e com tecnologia para a prática da corrida.

Os episódios foram lançados semanalmente, durante o período da campanha, e mostravam a trajetória do web influencer Otávio Albuquerque, o Tavião do canal “Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)”, uma pessoa comum que desejava começar a correr. O público acompanhou a evolução desse aprendiz, desde a sua primeira corrida até a sua participação no Treinão de Lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, quando percorreu 5 km. Sempre auxiliado pelo experiente corredor Dr. Drauzio Varella e por uma preparadora técnica.

RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES

Acreditamos que quem está entrando no mundo das corridas precisa começar com o pé direito. Por isso, 35 influenciadores ligados ao mundo da corrida e do esporte receberam uma mala-direta especial. Ao abrirem a caixa, encontravam apenas o pé direito do tênis e um convite para retirar o outro pé no evento de lançamento, no Parque Villa-Lobos, onde os influenciadores e 150 consumidores inscritos no hotsite puderam testar o GEL-NIMBUSTM 20 no treinão de 5 km, com a presença do Tavião e do Dr. Drauzio Varella. Foi o grande final da websérie, reverberada por todos os influenciadores convidados.

SOCIAL MEDIA

Nas redes sociais, levamos o GEL-NUMBUSTM 20 para os canais Facebook, TV Extender e YouTube, a fim de proporcionar awareness para a campanha e alcançar as pessoas certas. E para criar atributos emocionais e relevância tanto para o core target quanto para corredores iniciantes, estabelecemos a parceria com o Spotify e o Bananas, criando playlists focadas em cada um dos perfis que seriam explorados na websérie, gerando o apelo contextual necessário.

ON-LINE

Na fase de sustentação, cruzamos as segmentações de interesse do público com remarketing das pessoas que assistiram à websérie para trabalhar formatos que explorassem os atributos do produto. Em parceria com a Netshoes, enviamos e-mails para consumidores com histórico de compra de produtos ASICS, apresentando as principais características do GEL-NIMBUSTM 20 para despertar o interesse desse público para conhecer o hotsite.

OFF-LINE

Além do meio digital, colocamos o GEL-NIMBUSTM 20 também nas revistas segmentadas, para apresentar de forma detalhada as características do produto para um público qualificado. Na Runner’s World, referência no segmento de corrida, veiculamos um formato diferenciado: uma cinta prateada, apresentando aos assinantes da revista o GEL-NUMBUSTM 20 Platinum. Já na VIP e na Vogue, revistas qualificadas de lifestyle, com total aderência ao target, apresentamos o modelo base do GEL-NIMBUSTM 20.

Tivemos ainda mídia bonificada no circuito digital do Shopping Iguatemi, onde apresentamos o GEL-NIMBUSTM 20 e convidamos o público a visitar a loja ASICS do shopping.

Fechando o circuito. O ponto de venda: foram positivadas 250 lojas, sendo 6 próprias, 25 especializadas e 219 lojas multimarcas de materiais esportivos.

Tivemos duas frentes diferentes: nas lojas próprias, o foco foi em GEL-NIMBUSTM 20 Platinum, a edição comemorativa do lançamento. Nas demais, focamos no GEL- NIMBUSTM 20 in line, a versão básica para ter capilaridade e presença em grandes redes, como Centauro e Paquetá, fundamentais para sustentar o conceito da campanha e gerar a conexão com o consumidor.

0 0 Continue Reading →
Copyright © Grupo OM 2019