Skip to Content

Blog Archives

BRAINBOX | Frimesa – Branding Friminho

Como dar Vida Nova a uma Linha de Alimentos Infantis?

Em 2016, a Frimesa sinalizou para a Brainbox a necessidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados.

Ao avaliar a situação, notamos que a linha de produtos não aproveitava todo o potencial de seu principal canal de construção de marca: as embalagens.

Conduzimos, então, pesquisas qualitativas com consumidores (crianças) e shoppers (mães), para entender a percepção do público sobre a marca. Identificamos pontos-chaves que contribuíram para a reformulação das embalagens dos produtos, um passo fundamental para a recuperação das vendas.

O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação infantil. As embalagens que, geralmente, ficam posicionadas em diferentes gôndolas do PDV, não possuíam uma identidade visual integrada para facilitar o reconhecimento da marca durante a jornada de compra.

Como primeira resposta ao problema, criamos um novo personagem: um carismático camaleão que, presente em todo o portfólio de produtos, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a se adaptarem às mais diversas situações que aparecem pelo caminho. Afinal, já reparou como as coisas mudam o tempo todo?

As novas embalagens ganharam um projeto gráfico único e integrado e, com a energia e o carisma do novo personagem, despertam a atenção dos pequenos consumidores e ajudam a aumentar o sentimento de confiança e de qualidade em relação à Frimesa.

Utilizamos a tecnologia como forma de conexão com o público: todas as embalagens da linha têm um selo que, ao ser escaneado pela câmera do celular ou do tablet, apresenta o personagem em realidade aumentada e permite que o usuário participe de jogos, tire uma selfie com o Friminho ou acesse um portal com conteúdos exclusivos. O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real, por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g, literalmente, dão forma ao personagem, pois o molde do frasco reproduz a face do pequeno camaleão.

Novo ponto de venda

O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, plástico de forração, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one e folder. Em menos de três meses, foram mais de 45 mil visualizações no aplicativo e diversas mensagens no SAC da empresa elogiando a mudança.

O projeto de reposicionamento da linha e de suas embalagens conquistou rapidamente as crianças e os pais. Além disso, desde o início do projeto, quatro produtos foram reformulados e outros sete foram lançados, e o fortalecimento da marca alinhada à Frimesa está rendendo um acréscimo às vendas.

0 0 Continue Reading →

OPUSMULTIPLA | Unimed Londrina – Não caia no plano errado

Como proteger uma marca dos seus concorrentes de baixo custo?

O QUE ENXERGAMOS:

Em 2016, a Unimed Londrina era líder de mercado e crescia continuamente, investindo mais em comunicação institucional, focando em temas como vida saudável e bons hábitos. Mas, com a chegada da crise econômica, o comportamento do consumidor começou a mudar radicalmente. Ainda que o público-alvo da Unimed Londrina pertença a uma classe socioeconômica mais elevada, a crise afetou a todos. Isso, em conjunto com a crescente oferta de planos mais baratos da concorrência, tornou o mercado muito mais competitivo.

Com esse novo cenário em mente, diagnosticado em nossas reuniões de avaliação de comunicação, entendemos que estava na hora de colocar em prática uma nova abordagem de campanha, muito mais agressiva e alicerçada nos diferenciais que só a Unimed Londrina oferece. A intenção foi ajustar a rota, trazendo argumentos mais tangíveis para a comunicação da marca e deixando claro que nenhuma outra escolha poderia ser melhor.

O QUE FIZEMOS:

Em 2017, criamos um novo e divertido personagem para estrelar a campanha, um verdadeiro anti-herói,
que representou os concorrentes: o vendedor do plano errado. Os frágeis argumentos de venda da concorrência ajudaram a destacar os cinco principais diferenciais da Unimed Londrina no mercado. O conceito “Não caia no plano errado” deu tão certo que, em 2018, foram lançados novos filmes com o personagem, que caiu no gosto do público.

Com bom humor e uma linguagem descontraída, a nova campanha conseguiu abranger todos os objetivos da empresa, desde a venda para pessoa física, passando pelas promoções, até o exigente público empresarial, sempre com a mesma estrutura narrativa: o vendedor da concorrência tentando convencer o consumidor, a todo custo, a optar pelo seu plano, enquanto é desafiado pelo cliente a apresentar vantagens que superem a Unimed Londrina. Além da TV, o conceito também funcionou muito bem no rádio, na mídia exterior, na internet, e até em ações especiais em shopping centers e nas campanhas de incentivo para a equipe de vendas.

O QUE ALCANÇAMOS:

A campanha foi um sucesso entre todos os públicos. Batemos todas as metas de vendas estipuladas para o período e posicionamos a Unimed Londrina como o plano certo para proteger famílias e empresas. Em pesquisa de recall, a campanha “Não caia no plano errado” bateu recorde de lembrança e compreensão da mensagem. E ainda se destacou nos festivais de criatividade, conquistando medalha de Prata no Festival do Clube de Criação do Paraná, com jurados do mundo todo, e a única medalha de Ouro concedida pelo Prêmio Colunistas Sul na categoria Filme.

LEMBRANÇA (RECALL) DA CAMPANHA PESSOA FÍSICA:
0 0 Continue Reading →

BRAINBOX | Asics – Visual Merchandising

Todas as ações de trade da Asics Brasil são realizadas pela Brainbox.

Nesse percurso, além de desenvolver campanhas especiais e adaptar conceitos globais, o estúdio corre em conjunto com a agência de propaganda da marca para fortalecer sua imagem no varejo hard sell (sapatarias), em lojas próprias e multimarcas.

A atuação da Brainbox se estende desde desenvolvimento de produtos, mobiliário exclusivo e identidade gráfica à busca por fornecedores, produção e instalação dos materiais de PDV. Com isso, seus principais desafios são garantir a qualidade das peças e uma alta performance de execução, a fim de atender o ritmo frenético do varejo.

Entre tantos projetos realizados para o cliente, podem ser destacadas a campanha para o GEL-NIMBUS 18, que recebeu um índio de prata no Prêmio Popai Brasil 2016, e a ambientação da campanha The Art of Mixing, que transformou a loja Homegrown, no Rio de Janeiro, em uma galeria de arte, com a exposição dos quatro modelos exclusivos de calçados Onitsuka Tiger, criados por artistas brasileiros.

O SUCESSO DO PROJETO THE ART OF MIXING FOI TANTO QUE TORNOU-SE REFERÊNCIA PARA A ADAPTAÇÃO DA CAMPANHA EM OUTROS PAÍSES.

0 0 Continue Reading →

OPUSMÚLTIPLA | Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

0 0 Continue Reading →

Grupo OM | Friminho

COMO GANHAR PARTICIPAÇÃO EM UM MERCADO COM MARCAS HISTÓRICAS E ESTABELECIDAS?

O QUE ENXERGAMOS

A Frimesa é uma marca bastante conhecida por seus produtos lácteos. No entanto, percebemos a oportunidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados.

Em uma análise mais aprofundada, notamos que o segmento de produtos infantis não aproveitava todo o potencial do seu principal canal de contato da marca: as embalagens.

Após alguns estudos, constatamos que a reformulação das embalagens de toda a linha infantil seria o primeiro passo importante para a recuperação das vendas em um segmento de mercado altamente disputado.

O personagem que representava o Friminho, até então uma figura em forma de gota de leite, já não tinha mais aderência, nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação. Ficou claro que o redesenho das embalagens deveria começar pela criação de uma nova mascote.

O QUE FIZEMOS

Reunimos especialistas da OpusMúltipla, da Brainbox e da HouseCricket para elaborar um amplo projeto de comunicação integrada, com redefinição estratégica tanto de portfólio de produtos quanto de marca.

O trabalho começou pela criação do novo personagem: um carismático camaleão, que passaria a acompanhar todo o portfólio de produtos, composto por achocolatado, leite fermentado, petit suisse, iogurte, salsicha, mortadela, hambúrguer e empanados de frango.

As novas embalagens de Friminho ganharam energia e carisma, com formas e cores que despertam a atenção dos pequenos consumidores e aumentam a confiança e a percepção de qualidade da marca.

Com a utilização da tecnologia de realidade aumentada, pais e filhos podem agora apontar suas câmeras de celular para a embalagem e dar vida ao personagem, que os convida a participar de games divertidos e a acessar o portal da marca.

O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real. Por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g deram, literalmente, forma ao personagem, pois a modelagem do frasco reproduz a sua face.

O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, forração plástica, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one para folders.

A ação também invadiu a internet com o novo portal friminho.com.br, trazendo conteúdos exclusivos, como receitas, atividades, dicas e detalhes de todos os produtos da linha.

No portal, o grande diferencial é a customização. Ao se cadastrar, os pais informam quantos filhos têm, qual o gênero de cada um, a faixa etária e as suas preferências. O site, então, adapta o conteúdo conforme o perfil de cada família, com diversas atividades e brincadeiras, que trazem o personagem do mundo virtual para o cotidiano da criança.

O QUE ALCANÇAMOS

O novo Friminho conquistou as crianças e os pais. As embalagens do achocolatado levaram mais de 16 mil pessoas a visualizarem o portal e a interagirem com os jogos online. Além do fortalecimento da marca, o trabalho integrado de comunicação está rendendo um excelente acréscimo às vendas.

Apresentação do
novo Friminho

Já reparou como as coisas mudam o tempo todo? A cada momento, surge uma novidade em alimentação, um gadget novo, um jeito diferente de se relacionar com as pessoas.

E ninguém entende melhor desse contexto do que o Friminho. Esse carismático camaleão tem o poder extraordinário de assumir as cores e as texturas dos mais diversos alimentos. E, assim, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a serem iguais a ele: com alta capacidade de se adaptar a todas as situações que aparecem pelo caminho.

Friminho é aquele amigo que acompanha o crescimento dos pequenos. Afinal,a gente sabe que eles mudam muito ao longo dos anos: de gostos, de opiniões e até mesmo de tamanho. Então, nada como ter sempre por perto um especialista em mudança, que mostra para as crianças e para seus pais as últimas tendências em alimentos e brincadeiras, sempre levando em conta a fase da vida em que eles se encontram.
Como ele faz tudo isso? Bom, aí você vai ter que conhecê-lo melhor, porque ele não é nada convencional. Cheio de ideias e com um jeito “camalelouco” de se comunicar, Friminho vem para provar que não existe nada chato nem tedioso.

A vida é uma grande descoberta e sempre tem um jeito novo de deixá-la mais gostosa.
0 0 Continue Reading →

BRAINBOX | O Boticário – Redesenho Embalagens Capricho

Capricho é uma marca do Boticário que reflete os hábitos e comportamentos das adolescentes de todo o Brasil.

Por isso, a linha é renovada o tempo todo para melhor atender às expectativas da geração atual.

O novo visual dos produtos Capricho foi feito pela Brainbox que, depois de trocar muitas ideias com o público, chegou a uma solução que é a cara das jovens: cheia de personalidade e opinião.

As embalagens ganharam frases que empoderam as consumidoras e as incentivam a cuidar da sua beleza sem se preocupar com os padrões preestabelecidos. Com tipografia gestual, os textos parecem ter sido escritos pelas próprias adolescentes, dando um tom próximo e descontraído para a composição.

UMA SOLUÇÃO QUE É A CARA DAS JOVENS: CHEIA DE PERSONALIDADE E OPINIÃO.

As cores também foram escolhidas a dedo, de acordo com a preferência das jovens. Para completar, foram criadas ilustrações e ícones de acordo com as características de cada produto. Mais do que um projeto, as novas embalagens da linha Capricho fazem coro ao empoderamento feminino e mostram que a verdadeira beleza, em todas as idades, é se sentir bem consigo mesma.

0 0 Continue Reading →

BRAINBOX | Vitao – Branding e Packaging

Pioneira em alimentação saudável no Brasil, a Vitao Alimentos desejava rever seu posicionamento de marca e confiou à Brainbox esse desafio.

O conceito criado foi “seu corpo, sua casa”, que busca inspirar os consumidores a levarem a vida com mais equilíbrio e bem-estar. Essa ideia foi traduzida na forma de logotipo, com o redesenho da marca da empresa, de recursos visuais, com a escolha de imagens e grafismos que trazem a sensação de aconchego e sabor, e de textos, por meio de uma linguagem amigável e didática.

A consultoria de design também ficou responsável por criar as embalagens de 120 SKUs da marca, envolvendo-se nas decisões estratégicas, como a indicação de maquinários e substratos, e na parte tática, com a execução do visual e do conteúdo.

O resultado é uma marca mais leve e alto-astral, que reflete tudo aquilo que a Vitao almeja transmitir por meio dos seus produtos.

0 0 Continue Reading →

GRUPO OM | Asics – Gel Nimbus 20

Como dar relevância local a uma estratégia global?

O QUE ENXERGAMOS

A ASICS é a marca preferida por corredores de alta performance em todo o mundo. Seu tênis icônico, o GEL- NIMBUS, sempre fez sucesso com esse público, porém, era pouco conhecido no Brasil pelos corredores iniciantes.

Com o lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, veio o desafio de posicioná-lo como o tênis ideal para todo tipo de corredores: dos praticantes de fim de semana, que necessitam de maior cuidado com seus pés, até os mais experientes.

O QUE FIZEMOS

Nosso desafio era lançar o GEL-NIMBUSTM 20, democratizando o uso do tênis entre todos os corredores, independentemente da distância percorrida ou tempo do percurso, mantendo o alinhamento ao conceito mundial “A corrida está em todos nós”.

Criamos uma estratégia integrada para disseminar a ideia de que iniciantes deveriam correr já com o melhor tênis. E, preferencialmente, inspirar-se na trajetória de um ídolo mais experiente.

Mundo Digital

O hotsite foi o epicentro da campanha, onde o usuário encontrava informações, conteúdo e toda a história que referendava o GEL-NIMBUSTM 20 como o resultado de anos de evolução. Com navegação intuitiva, o usuário podia escolher qualquer edição do produto para conferir fotos e as principais características, com a possibilidade de compartilhar suas experiências.

Para aumentar o engajamento digital, foi criada uma websérie de quatro episódios, chamada “A corrida está em todos nós”. A ideia central foi mostrar que tanto um profissional quanto um aprendiz precisam de um tênis de qualidade e com tecnologia para a prática da corrida.

Os episódios foram lançados semanalmente, durante o período da campanha, e mostravam a trajetória do web influencer Otávio Albuquerque, o Tavião do canal “Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)”, uma pessoa comum que desejava começar a correr. O público acompanhou a evolução desse aprendiz, desde a sua primeira corrida até a sua participação no Treinão de Lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, quando percorreu 5 km. Sempre auxiliado pelo experiente corredor Dr. Drauzio Varella e por uma preparadora técnica.

RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES

Acreditamos que quem está entrando no mundo das corridas precisa começar com o pé direito. Por isso, 35 influenciadores ligados ao mundo da corrida e do esporte receberam uma mala-direta especial. Ao abrirem a caixa, encontravam apenas o pé direito do tênis e um convite para retirar o outro pé no evento de lançamento, no Parque Villa-Lobos, onde os influenciadores e 150 consumidores inscritos no hotsite puderam testar o GEL-NIMBUSTM 20 no treinão de 5 km, com a presença do Tavião e do Dr. Drauzio Varella. Foi o grande final da websérie, reverberada por todos os influenciadores convidados.

SOCIAL MEDIA

Nas redes sociais, levamos o GEL-NUMBUSTM 20 para os canais Facebook, TV Extender e YouTube, a fim de proporcionar awareness para a campanha e alcançar as pessoas certas. E para criar atributos emocionais e relevância tanto para o core target quanto para corredores iniciantes, estabelecemos a parceria com o Spotify e o Bananas, criando playlists focadas em cada um dos perfis que seriam explorados na websérie, gerando o apelo contextual necessário.

ON-LINE

Na fase de sustentação, cruzamos as segmentações de interesse do público com remarketing das pessoas que assistiram à websérie para trabalhar formatos que explorassem os atributos do produto. Em parceria com a Netshoes, enviamos e-mails para consumidores com histórico de compra de produtos ASICS, apresentando as principais características do GEL-NIMBUSTM 20 para despertar o interesse desse público para conhecer o hotsite.

OFF-LINE

Além do meio digital, colocamos o GEL-NIMBUSTM 20 também nas revistas segmentadas, para apresentar de forma detalhada as características do produto para um público qualificado. Na Runner’s World, referência no segmento de corrida, veiculamos um formato diferenciado: uma cinta prateada, apresentando aos assinantes da revista o GEL-NUMBUSTM 20 Platinum. Já na VIP e na Vogue, revistas qualificadas de lifestyle, com total aderência ao target, apresentamos o modelo base do GEL-NIMBUSTM 20.

Tivemos ainda mídia bonificada no circuito digital do Shopping Iguatemi, onde apresentamos o GEL-NIMBUSTM 20 e convidamos o público a visitar a loja ASICS do shopping.

Fechando o circuito. O ponto de venda: foram positivadas 250 lojas, sendo 6 próprias, 25 especializadas e 219 lojas multimarcas de materiais esportivos.

Tivemos duas frentes diferentes: nas lojas próprias, o foco foi em GEL-NIMBUSTM 20 Platinum, a edição comemorativa do lançamento. Nas demais, focamos no GEL- NIMBUSTM 20 in line, a versão básica para ter capilaridade e presença em grandes redes, como Centauro e Paquetá, fundamentais para sustentar o conceito da campanha e gerar a conexão com o consumidor.

0 0 Continue Reading →

BRAINBOX | Frimesa – Branding

A Frimesa é uma marca de laticínios e cortes suínos que começou, no interior do Paraná, em 1977. Desde então, a marca expandiu seu portfólio de 140 para 412 produtos e conquistou a confiança dos consumidores. Em 2017, a empresa completou 40 anos com uma realidade desafiadora: os seus produtos eram reconhecidos pela qualidade, mas a marca parecia antiquada para os consumidores. Havia a necessidade de modernização e, em paralelo, de uniformizar toda a sua comunicação.


NOVA POR MEIO DE PESQUISAS E ESTUDOS DE MARCA, FOI DESENVOLVIDA A LINGUAGEM VISUAL, VERBAL E SONORA DA FRIMESA.

Foi então que a Brainbox iniciou um trabalho completo de branding, renovando não apenas a identidade visual da Frimesa, mas também a forma como ela se comunica em PDV, embalagem, trade, mídias e feiras.

As mudanças foram registradas em um brand guide e efetivada em toda comunicação, deixando claro ao público que a marca está atenta às transformações.

0 0 Continue Reading →
Copyright © Grupo OM 2019