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Vitao – Branding e Packaging

Pioneira em alimentação saudável no Brasil, a Vitao Alimentos desejava rever seu posicionamento de marca e confiou à Brainbox esse desafio.

O conceito criado foi “seu corpo, sua casa”, que busca inspirar os consumidores a levarem a vida com mais equilíbrio e bem-estar. Essa ideia foi traduzida na forma de logotipo, com o redesenho da marca da empresa, de recursos visuais, com a escolha de imagens e grafismos que trazem a sensação de aconchego e sabor, e de textos, por meio de uma linguagem amigável e didática.

A consultoria de design também ficou responsável por criar as embalagens de 120 SKUs da marca, envolvendo-se nas decisões estratégicas, como a indicação de maquinários e substratos, e na parte tática, com a execução do visual e do conteúdo.

O resultado é uma marca mais leve e alto-astral, que reflete tudo aquilo que a Vitao almeja transmitir por meio dos seus produtos.

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Portinari – Branding

Presente nos lares de todo o Brasil, a Portinari é uma das maiores do país no segmento de revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

Apesar de sua tradição, a empresa tem o olhar voltado para as tendências, atributo que não era plenamente refletido em sua comunicação. Foi assim que ela chegou à Brainbox: com o desafio de criar um projeto de branding para a marca.

Após perceber que a arte era um elemento muito presente na Portinari, desde o seu nome, que é inspirado em um dos maiores artistas brasileiros, até o cuidado “artístico” com o qual sua equipe criava os produtos, a consultoria de design definiu o novo posicionamento e o conceito “ambientes com emoção”.

Da identidade visual, passando pela linguagem verbal até os showrooms, tudo foi pensado para trazer mais sensibilidade e envolvimento aos diversos pontos de contato da marca.
Imagens, textos e ambientes ganharam cores, formas e personalidade únicas. E a Portinari recebeu a tarefa de comunicar ao público o que sempre fez de melhor: colocar o coração em tudo o que faz, como um verdadeiro artista.

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Frimesa – Branding

A Frimesa é uma marca de laticínios e cortes suínos que começou, no interior do Paraná, em 1977. Desde então, a marca expandiu seu portfólio de 140 para 412 produtos e conquistou a confiança dos consumidores. Em 2017, a empresa completou 40 anos com uma realidade desafiadora: os seus produtos eram reconhecidos pela qualidade, mas a marca parecia antiquada para os consumidores. Havia a necessidade de modernização e, em paralelo, de uniformizar toda a sua comunicação.


NOVA POR MEIO DE PESQUISAS E ESTUDOS DE MARCA, FOI DESENVOLVIDA A LINGUAGEM VISUAL, VERBAL E SONORA DA FRIMESA.

Foi então que a Brainbox iniciou um trabalho completo de branding, renovando não apenas a identidade visual da Frimesa, mas também a forma como ela se comunica em PDV, embalagem, trade, mídias e feiras.

As mudanças foram registradas em um brand guide e efetivada em toda comunicação, deixando claro ao público que a marca está atenta às transformações.

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O Boticário – Redesenho Embalagens Capricho

Capricho é uma marca do Boticário que reflete os hábitos e comportamentos das adolescentes de todo o Brasil.

Por isso, a linha é renovada o tempo todo para melhor atender às expectativas da geração atual.

O novo visual dos produtos Capricho foi feito pela Brainbox que, depois de trocar muitas ideias com o público, chegou a uma solução que é a cara das jovens: cheia de personalidade e opinião.

As embalagens ganharam frases que empoderam as consumidoras e as incentivam a cuidar da sua beleza sem se preocupar com os padrões preestabelecidos. Com tipografia gestual, os textos parecem ter sido escritos pelas próprias adolescentes, dando um tom próximo e descontraído para a composição.

UMA SOLUÇÃO QUE É A CARA DAS JOVENS: CHEIA DE PERSONALIDADE E OPINIÃO.

As cores também foram escolhidas a dedo, de acordo com a preferência das jovens. Para completar, foram criadas ilustrações e ícones de acordo com as características de cada produto. Mais do que um projeto, as novas embalagens da linha Capricho fazem coro ao empoderamento feminino e mostram que a verdadeira beleza, em todas as idades, é se sentir bem consigo mesma.

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O Boticário – Embalagens My Lily

Como trazer ainda mais exclusividade a uma fragrância premium

My Lily é uma fragrância de O Boticário feita com narcisos, flores de beleza única que não podem ser plantadas e nascem livremente nos campos da França.

Uma flor marcante para a mulher que, com feminilidade e frescor, exala sua elegância única. E o desafio era: como traduzir na embalagem essa liberdade?

A solução encontrada pela Brainbox foi utilizar a ilustração da flor em baixo-relevo, sem impressão, e a combinação de um verde delicado com tons neutros e elementos em hot stamping. Já o vaporizador, coberto por uma trama preta, resgata o gestual de aplicação da perfumaria do início do século XX e dá mais charme ao produto, aproximando-o de marcas internacionais.

A riqueza de detalhes do projeto rendeu para a Brainbox o troféu de ouro, na categoria Embalagens de Perfumes, no prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, o mais importante do país.


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Yuze – Brading

Como tornar uma startup competitiva no mundo inteiro?

A yuze é a prova de que pequenas ideias podem crescer e gerar grandes iniciativas. Sua história começa com a Osaka, uma marca de utensílios para cozinha que tinha como destaques um kit de facas de titânio e um afiador. Por sua experiência no mercado e visão inovadora, os sócios da empresa perceberam que havia espaço para fazer diferente no segmento, oferecendo produtos com design exclusivo, que poderiam ser vendidos internacionalmente. Foi assim que surgiu a parceria com a Brainbox.

O estúdio recebeu a missão de criar um conceito totalmente novo para a Osaka, participando não só da construção da marca como do desenvolvimento dos produtos.


O estúdio recebeu a missão de criar um conceito totalmente novo para a Osaka, participando não só da construção da marca como do desenvolvimento dos produtos.

A intenção era buscar um novo perfil de consumidor que não se identifica com a “dona de casa” de antigamente nem com todos os protocolos de um chef de cozinha.

Em seguida, o estúdio concluiu que o nome “Osaka” não estava de acordo com o posicionamento pretendido pela marca, que passou a ser chamada “yuze”. Criada a partir de “you” e “use”, traduz a postura ousada da empresa, além de permitir sua utilização como verbo e adjetivo (por exemplo, os consumidores tornam-se “yuzers”).

Por fim, foram acrescentados à receita de sucesso da yuze uma linguagem visual e verbal moderna, embalagens com imagens que valorizam o design dos produtos e objetos pensados em cada detalhe para surpreender os consumidores, seja pelo visualou pela forma de uso.

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Asics – Visual Merchandising

Todas as ações de trade da Asics Brasil são realizadas pela Brainbox.

Nesse percurso, além de desenvolver campanhas especiais e adaptar conceitos globais, o estúdio corre em conjunto com a agência de propaganda da marca para fortalecer sua imagem no varejo hard sell (sapatarias), em lojas próprias e multimarcas.

A atuação da Brainbox se estende desde desenvolvimento de produtos, mobiliário exclusivo e identidade gráfica à busca por fornecedores, produção e instalação dos materiais de PDV. Com isso, seus principais desafios são garantir a qualidade das peças e uma alta performance de execução, a fim de atender o ritmo frenético do varejo.

Entre tantos projetos realizados para o cliente, podem ser destacadas a campanha para o GEL-NIMBUS 18, que recebeu um índio de prata no Prêmio Popai Brasil 2016, e a ambientação da campanha The Art of Mixing, que transformou a loja Homegrown, no Rio de Janeiro, em uma galeria de arte, com a exposição dos quatro modelos exclusivos de calçados Onitsuka Tiger, criados por artistas brasileiros.

O SUCESSO DO PROJETO THE ART OF MIXING FOI TANTO QUE TORNOU-SE REFERÊNCIA PARA A ADAPTAÇÃO DA CAMPANHA EM OUTROS PAÍSES.

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Herbarium – Redesenho de Embalagens

Referência em fitomedicina no país, o laboratório farmacêutico Herbarium confiou à Brainbox o desafio de redesenhar as embalagens de seus medicamentos OTC (que podem ser vendidos sem receita médica), com o objetivo de garantir mais competitividade a seus produtos.

Por meio de um intenso trabalho de pesquisa, que incluiu desde desk research até conversas com grupos de consumidores, a Brainbox detectou dois grandes desafios para o projeto. O primeiro era identificar um padrão nas embalagens dos concorrentes para incorporar os mesmos códigos visuais aos produtos da Herbarium, pois só assim eles poderiam disputar a atenção do consumidor no ponto de venda. O segundo era organizar as informações e claims em cada embalagem de modo simples e com uma linguagem clara, para facilitar sua identificação.

Além de respeitar os códigos de diversas categorias, o estúdio criou uma linha gráfica que apresenta uma unidade de marca, tornando os produtos mais atrativos e fáceis de localizar.

PROJETO VENCEDOR DO PRÊMIO ABRE, O MAIS IMPORTANTE DO BRASIL NO SEGMENTO DE EMBALAGENS.

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Dr. Freeze – Identidade Visual e Store Design

Dr. Freeze é a primeira sorveteria de Curitiba a utilizar nitrogênio líquido em seus produtos. Esse tipo de sorvete é preparado na frente do cliente: coloca-se a massa líquida em uma batedeira e, para resfriá-la, acrescenta-se o nitrogênio. Como o congelamento da massa é instantâneo, não são formados cristais de gelo e o produto fica mais cremoso. Para destacar ao público esse diferencial, a empresa convidou a Brainbox para desenvolver sua marca, identidade visual e arquitetura da loja.

Após uma profunda imersão no universo dos sorvetes e das sobremesas, o levantamento de dados qualitativos e quantitativos e a compreensão da jornada de compra desse segmento, o estúdio optou por desenvolver uma identidade divertida, com uma paleta de cores vibrantes e elementos que despertam o appetite appeal. Foram criados personagens para a marca se comunicar melhor com o público infantil e estimular nos adultos a nostalgia dos tempos de criança.

Para a loja, a intenção foi criar um verdadeiro “mundo fantástico”, transformando o momento de tomar um sorvete em uma experiência inesquecível. Como o espaço seria equipado com tubos que levam o nitrogênio até as batedeiras, em vez de escondê-los, optou-se por valorizá-los com tubulações coloridas por todo o ambiente. Somando isso à identidade visual e à fumaça gerada durante o preparo do produto, foi possível criar uma atmosfera “mágica”, que envolve os consumidores no conceito lúdico da marca.

PROJETO GANHADOR DO ÍNDIO DE OURO NO PRÊMIO POPAI BRASIL 2016.

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O Boticário – Embalagens Coleções Make B.

Como trazer a uma renomada linha de maquiagem conceitos que encatem o consumidor?

Make B. é a linha premium de maquiagem de O Boticário. Seus produtos são feitos para uma mulher moderna e sofisticada, que está sempre antenada com as tendências das passarelas. A marca conta com cerca de 130 itens em seu portfólio regular e lança, anualmente, duas coleções de edição limitada.

As embalagens de diversas coleções da linha foram desenvolvidas pela Brainbox. A cada novo trabalho, o estúdio busca entender e ressaltar os detalhes que fazem de todo lançamento um produto único. Com inovações gráficas, conceituais e de tecnologia de produção, procura-se despertar a curiosidade e o fascínio

MAKE B. URBAN BALLET
A delicadeza e a força. A tradição e o novo.
As dualidades vividas pela mulher atual inspiraram a criação desse projeto. A Brainbox desenvolveu embalagens, naming e shapes que remetem ao ballet clássico, mas com um toque de modernidade. O resultado você pode conferir nas imagens – com destaque para as compactações que lembram laços de fita e para a bala do batom, que ganhou o formato de uma sapatilha de ponta.

 

MAKE B. UNIVERSE COLLECTION
A sedução e os mistérios do Universo.
Como traduzir esse conceito em embalagens envolventes e sofisticadas? A resposta tem um quê de inusitado. Para transmitir a mensagem, a Brainbox fotografou o próprio granel dos produtos. O pó colorido das sombras, dos blushs e do lápis criou a “poeira cósmica” estampada nas embalagens da coleção.

 

MAKE B. LUMINA COLLECTION
A energia do sol em forma de embalagem.
Para essa coleção, a Brainbox desenvolveu um projeto inspirado na beleza do verão mediterrâneo e no encantamento que a estação desperta nas pessoas. Os 23 itens ganharam uma multiplicidade de cores que lembram os efeitos que os raios de sol exercem no olhar.

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