Talken English School – Naming e Identidade Corporativa

Como criar a identidade de uma nova escola que, na verdade, tem 25 anos de experiência?

Com profissionais que têm décadas de experiência no ensino da língua inglesa, a Talken seria lançada no mercado curitibano como uma nova escola de inglês. E isso, por si só, já seria um grande desafio, pois transmitir a qualidade e a expertise da instituição em um segmento superacirrado e com diversos concorrentes fortes demandaria um trabalho extenso e muito bem pensado.

Assim, quando a Brainbox foi convidada para criar a nova marca da escola que, até então, não tinha um nome, já sabia que o escopo de trabalho iria muito além do visual. Por isso, antes de colocar a mão na massa, a equipe realizou pesquisas para entender o mercado e identificou que havia pouca diferenciação entre a maioria das escolas de idiomas.

Diante desse cenário, o estúdio optou por seguir um caminho diferente, a começar pelo naming, que surgiu da junção das palavras “talk” e “English”. A ideia era transformar o nome em um verbo, para ser utilizado em diversos momentos e não apenas na assinatura. Desse modo, seria possível incorporar expressões divertidas como “Let’s Talken” e “Are you Talken to me?” ao vocabulário do público, trazendo mais força à marca.

Em seguida, a identidade gráfica foi construída a partir da representação minimalista das bandeiras de vários países de língua inglesa. Os elementos das bandeiras deram origem a um pattern versátil e cheio de personalidade, que pode ser aplicado em diversas situações, desde materiais institucionais até comunicações mais informais para os alunos.

Como toda identidade forte precisa de peças de comunicação à altura, a Brainbox criou as campanhas da Talken seguindo o conceito “Authentic American”, com imagens icônicas da cultura americana. Dessa forma, reforça o principal diferencial da escola: oferecer inglês de verdade e de alto nível para alunos de todas as idades.

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